Aeronáutica confirma 90 casos de Coronavírus na Epcar, em Barbacena

Município pode ultrapassar 150 infectados no próximo boletim epidemiológico

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

A Aeronáutica confirmou na manhã deste sábado (23) 90 casos do novo Coronavírus (Covid-19) em integrantes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), localizada em Barbacena (foto). Até ontem, sexta-feira, a instituição militar havia informado que 23 alunos estavam com a doença.

De acordo com matéria publicada no portal G1, o Ministério Público Federal (MPF) investiga a conduta da Epcar depois que pais de alunos denunciaram que a escola estaria submetendo os estudantes a risco de contágio pelo novo Coronavírus. A denúncia foi feita no mês passado pelo Conselho Tutelar de Barbacena e encaminhada para o PMF, em São João Del Rei. Na ocasião, a Diretoria de Saúde da Aeronáutica havia informado que sete integrantes da Epcar, entre alunos e professores, foram testados positivos para a doença.

Os registros da Diretoria de Saúde da Aeronáutica apontam que 83 integrantes da Escola Preparatória tiveram a confirmação de Covid-19 nesta sexta-feira (22), o que totaliza 90 casos do novo Coronavírus na instituição militar.

Conforme nota enviada pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica ao G1, entre os integrantes infectados, seis apresentam sintomas leves e o restante quadro assintomático. A nota diz ainda que “todos os militares com suspeita de exposição ao novo Coronavírus ou com quaisquer sinais da doença, por mais leves que sejam, estão sendo direcionados ao isolamento e recebem o tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde”.

A Aeronáutica informa que foram feitos testes em todos os alunos da Epcar e a expectativa é de que a liberação dos estudantes que não apresentarem sintomas seja concluída até amanhã, domingo (24), para que entrem em férias durante três semanas.

A nota enviada pela Aeronáutica ao G1 termina afirmando que “a Epcar tem realizado esforços no combate ao coronavírus desde que o Ministério da Saúde reportou os primeiros casos no Brasil. Dessa forma, a escola readequou as atividades escolares e implementou procedimentos de prevenção alinhados aos protocolos do Ministério da Saúde”.

Último boletim em Barbacena

O último boletim epidemiológico divulgado no início da noite desta sexta-feira (22) pela Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), mostra um aumento substancial nos casos confirmados de Covid-19 na cidade, além de mais um óbito. Segundo o boletim, o município possuía, ate a noite de ontem, 86 casos confirmados da doença (no dia anterior, quinta-feira, eram 44). O número de óbitos passou de três para quatro, sendo que existe mais um de uma jovem de Alfredo Vasconcelos que faleceu em Barbacena. Além disso, três mortes ainda estão sendo investigadas.

Os casos notificados na cidade somam 693 e os descartados 254. 58 pessoas já recuperaram da doença no município e sete pacientes estão internados, sendo que três deles apresentam diagnóstico de Covid-19.

Entre os 86 casos confirmados em Barbacena registrados no boletim de ontem, acredita-se que 23 são de integrantes da Epcar, segundo informações extra-oficiais. Com os novos casos anunciados hoje pela manhã na instituição militar, o próximo boletim que deverá ser divulgado na noite deste sábado pela Secretaria Municipal de Saúde poderá apontar mais de 150 casos do novo Coronavírus em Barbacena.

Flexibilização

A Prefeitura de Barbacena editou o Decreto Municipal Nº 8.663, publicado ontem, sexta-feira, que “dispõe sobre a progressão de fase do Município de Barbacena no Plano Minas Consciente”. O decreto leva em consideração a reclassificação de fase de abertura da Macrorregião Centro Sul de Saúde no âmbito do programa para retomada da economia elaborado pele Governo do Estado.

Barbacena adotará a progressão de fase no âmbito do Plano Minas Consciente, a partir da próxima segunda-feira (25), com a “Onda Branca” na retomada das atividades econômicas. A progressão ou regressão de fases se dará em observância à classificação e reclassificação das macrorregionais de saúde veiculadas nas deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado de Minas Gerais.

Estão incluídos na onda branca as lojas de móveis, artigos esportivos, tecidos, comércio de jogos eletrônicos, produtos agrícolas e floriculturas, além dos serviços de contabilidade, advocacia, consultoria empresarial e as imobiliárias.

Todas estas empresas terão que seguir os protocolos do programa Minas Consciente, do governo estadual.

A Aeronáutica confirmou 90 casos de Covid-19 na Epcar (Foto: Reprodução/Divulgação)
Total Page Visits: 1359 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *