ALERTA – Barbacena registra 140 novos casos de Covid-19 em apenas um dia

Já são 459 infectados pelo novo Coronavirus nos 13 primeiros dias do ano

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem, quinta-feira (13), pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), mostrou que em 24 horas Barbacena registrou mais 140 casos de infecção pelo novo Coronavirus (Covid-19). No dia anterior, quarta-feira (12), foram registrados 81 casos, o que mostra um aumento progressivo de pessoas infectadas na cidade. Para se ter uma ideia, apenas nos 13 primeiros dias de 2022 o município registrou 459 casos de Covid-19. O total, desde o início da pandemia, é de 10.258 confirmações e 9.684 pacientes recuperados.

Embora não tenha havido nenhum óbito causado pela doença este ano em Barbacena, o aumento de casos positivos acende um alerta para que a população volte a tomar mais cuidado em relação à pandemia, que ainda não acabou. Segundo o boletim da Sesap, o total de mortes de pessoas que residiam na cidade, até o momento, é de 311, tendo ainda dois óbitos suspeitos em investigação. Soma-se a isso mais 241 mortes de pacientes de outros municípios que foram atendidos e faleceram em hospitais locais, uma vez que Barbacena é cidade polo e presta serviços de saúde para toda a região.

Ocupação hospitalar

O boletim da Secretaria Municipal de Saúde aponta também um crescimento no número de pessoas internadas. Atualmente apenas dois hospitais atendem casos de Covid em Barbacena. Na Policlínica (IMAIP), que é referencia para a doença, não há leitos disponíveis no momento, segundo a Sesap. Todos os dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os oito clínicos estão ocupados. Já na Santa Casa, dos dez leitos de UTI, três estão ocupados e dos quatro clínicos dois estão com pacientes. Isso mostra que atualmente há apenas nove leitos disponíveis para Covid na cidade, sendo sete de UTI e dois clínicos. O boletim diz ainda que 543 pessoas estão em isolamento domiciliar em Barbacena, com suspeita da doença.

Vacinação

Em relação à vacinação, até ontem, quinta-feira, 108.590 pessoas já haviam tomado a primeira dose do imunizante contra Covid-19 em Barbacena, o que representa 78% da população. Com a segunda dose ou dose única, são 105.516 pessoas vacinadas (75,8%) e a dose de reforço já foi aplicada em 33.815 barbacenenses, 24,3% da população.

Confira abaixo os boletins divulgados pela Sesap nesta quinta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.