Após queda, Barbacena volta a apresentar elevação na média móvel de contágio de Covid-19, aponta informativo da UFSJ

Publicação do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João Del Rei analisa a evolução da doença no Campo das Vertentes

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE), da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), publicou nesta quinta-feira (20), mais um informativo sobre a evolução dos casos do novo Coronavírus (Covid-19) na região do Campo das Vertentes.

De acordo com a publicação, a quinta de uma série que vem sendo publicada semanalmente desde o dia 21 de julho, analisando a média móvel dos casos da doença nas microrregiões de São João Del Rei, Barbacena e Lavras, há uma elevação dos casos de Covid-19 em vários municípios do Campo das Vertentes.

Microrregião de Barbacena

Na microrregião de Barbacena, que abrange 15 cidades, somente Alfredo Vasconcelos e Cipotânia apresentam redução na média móvel de contágio. Sete municípios (Alto Rio Doce, Capela Nova, Ibertioga, Paiva, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca e Santana do Garambéu) apresentaram estabilidade. Já Barbacena, Antônio Carlos, Carandaí, Desterro do Melo, Ressaquinha e Senhora dos Remédios tiveram elevação na média móvel de contágio (confira no quadro abaixo).

No caso de Barbacena, os dados do NEPE apontavam uma queda na tendência de contágio nas duas últimas publicações do informativo, porém, o município não manteve o índice e agora apresenta uma aceleração.

A média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município. A base de cálculo é a seguinte: maior que 15 %, tendência de aceleração no ritmo de contágio; entre 15% para mais ou para menos, tendência de estabilização; inferior a menos 15%, tendência de redução no ritmo de contágio.

Microrregião de São João Del Rei

Na microrregião de São João Del Rei, que tem 18 municípios, a publicação atual do NEPE mostra que apenas cinco cidades estão em elevação na média móvel. Em estabilidade aparecem quatro, incluindo São João Del Rei, e em redução estão nove municípios (confira no quadro a seguir).

Microrregião de Lavras

Já na microrregião de Lavras, que abrange 10 cidades, os dados apontam um equilíbrio entre os municípios, com a redução da média móvel dos casos de Covid-19 em quatro cidades, a estabilidade em três e a elevação em outras três, incluindo Lavras. (confira no quadro abaixo).

(Fonte: NEPE/UFSJ)

Total Page Visits: 914 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *