Barbacena completa 228 anos nesta quarta-feira

Aniversário da cidade será comemorado com missa e apresentação de orquestra de violões

O município de Barbacena esta completando hoje, quarta-feira, 14 de agosto, 228 anos de emancipação política e administrativa. A cidade, que fica na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, a 169 quilômetro de Belo Horizonte, possui 136.689 habitantes (estimativa do IBGE em 2017). As principais fontes econômicas de Barbacena estão na produção de frutas e de rosas, e na pecuária e agricultura.

Para comemorar o aniversário da cidade, a Prefeitura divulgou uma programação para esta quarta-feira, feriado municipal, que será composta de uma missa em ação de graças no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, às 19 horas, celebrada pelo pároco Danival Milagres Coelho, e uma apresentação da Orquestra de Violões de Barbacena, logo após a missa no adro do Santuário.

Conheça um pouco sobre Barbacena

A cidade de Barbacena nasceu na cabeceira do Rio das Mortes. Era um local habitado por índios puris. A região começou a ser explorada a partir do século XVII por bandeirantes oriundos de São Paulo à procura de ouro, pedras preciosas e mão de obra escrava. Os bandeirantes se estabeleceram no local chamado Borda do Campo, também denominado Campolide, onde erigiram a capela de Nossa Senhora da Piedade.

Em 14 de agosto de 1791, foi criada a Vila de Barbacena e erigido o respectivo pelourinho e Câmara pelo Visconde de Barbacena, D. Luís Antônio Furtado de Mendonça, então governador e capitão-general da capitania, que deu à vila o seu próprio título (originalmente, de Barbacena, em Portugal).

A vila teve como sede o antigo Arraial da Igreja Nova de Campolide, compreendendo, ainda, os territórios dos arraiais e freguesias de Nossa Senhora da Conceição do Engenho do Matto e de Nossa Senhora da Glória do Simão Pereira. Foi desmembrada dos territórios das Vilas de “Sam João de El Rey” e de “Sam Joze de El Rey”, confrontando com as vilas de Mariana, Queluz (atual Conselheiro Lafaiete), “Sam João de El Rey” e “Sam Joze de El Rey” (atual cidade de Tiradentes).

Para saber mais sobre a cidade de Barbacena é só acessar o link abaixo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Barbacena (Minas_Gerais)

Total Page Visits: 1513 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *