Barbacena é a única cidade da microrregião em elevação na média móvel de novos casos de Coronavírus

Informativo do NEPE/UFSJ divulgado nesta quinta-feira mostra tendência de progressão da doença no município

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O município de Barbacena é o único em elevação no número de casos do novo Coronavírus (Covid-19) em sua microrregião, segundo o Informativo Nº 08 do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE), da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), divulgado ontem, quinta-feira (10). O informativo, publicado semanalmente, acompanha a evolução da média móvel de novos casos da doença no Campo das Vertentes, nas microrregiões de Barbacena, São João Del Rei e Lavras, num total de 43 cidades.

No caso da microrregião de Barbacena, que tem 15 municípios, o levantamento mostra que apenas Barbacena está em elevação na média móvel de novos casos. Outras oito cidades apresentam estabilidade: Capela Nova, Cipotânea, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu e Senhora dos Remédios. Já em queda na média móvel, estão os municípios de Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Carandaí, e Ibertioga. O município de Desterro do Melo aparece com indefinição nesta edição do informativo do NEPE, por não ter sido possível comparar matematicamente a média móvel atual com a de 14 dias atrás. (Confira no quadro abaixo).

Nas 18 cidades da microrregião de São João Del Rei, o panorama é o seguinte: em elevação na média móvel estão Barroso, Lagoa Dourada, Prados e São João Del Rei. Em estabilidade aparecem os municípios de Dores de Campos e Ibituruna. Em redução na média móvel de novos casos de Covid-19 estão as cidades de Bom Sucesso, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São Tiago e São Vicente de Minas. Nos municípios de Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e Tiradentes não foi possível fazer a comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás, segundo o levantamento. (Veja quadro abaixo).

Na microrregião de Lavras, com dez municípios, dois estão em elevação na média móvel: Luminárias e Perdões. Em estabilidade aparecem Indaí, Itutinga e Ribeirão Vermelho. Em queda estão Carrancas, Ijací, Itumirim, Lavras e Nepomuceno. (Confira no quadro).

A média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município. A base de cálculo é a seguinte: maior que 15 %, tendência de aceleração no ritmo de contágio; entre 15% para mais ou para menos, tendência de estabilização; inferior a menos 15%, tendência de redução no ritmo de contágio.

Mais um óbito em Barbacena

Esta semana foi registrada mais uma morte pelo Coronavírus em Barbacena. De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), divulgado na tarde desta quinta-feira (10), o município tem 14 óbitos e ainda registra mais sete de pessoas de outras cidades que morreram em hospitais locais. Os casos confirmados de Covid-19 em Barbacena já somam 766, sendo que 719 pacientes já se curaram, 30 estão em isolamento domiciliar e três hospitalizados.

As notificações no município atingiram 3.790. Deste total, 1.186 exames apresentaram resultado negativo, 1.553 pessoas cumpriram isolamento e foram liberados, 278 estão em monitoramento com suspeita de contaminação por Covid e sete estão internadas, também com suspeita da doença.

No caso de pacientes de outras cidades atendidos em Barbacena, até o momento são 42 casos confirmados de Coronavírus, duas pessoas estão internadas e sete vieram a óbito. Estes dados de outros municípios são apenas divulgados pela Secretaria de Saúde de Barbacena, portanto não são computados no boletim local.

Abaixo, o boletim da Sesap desta quinta-feira.

Total Page Visits: 376 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *