Barbacena mantém média superior a uma morte a cada dia por complicações da Covid-19 em 2021

Apenas nos primeiros oito dias de fevereiro foram registrados dez óbitos na cidade

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O município de Barbacena vem mantendo uma média superior a uma morte por dia em consequência de complicações causadas pelo novo Coronavírus (Covid-19), desde o início de 2021. Apenas nos primeiros oito dias de fevereiro já foram registrados dez óbitos na cidade, sendo oito de moradores de Barbacena e dois de pessoas que residiam em cidades vizinhas e faleceram em hospitais locais, uma vez que Barbacena atende toda a microrregião.

Os dados são dos boletins da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), publicados diariamente no site da Prefeitura. Segundo a secretaria, desde o começo do ano já foram computadas 41 mortes de pessoas que residiam em Barbacena e 19 de moradores de cidades vizinhas, num total de 60 óbitos em 39 dias. Esta soma representa a metade dos óbitos registrados em Barbacena entre março (início da pandemia) e dezembro do ano passado, ou seja, em dez meses.

O total de mortes registradas em Barbacena do início da pandemia até agora, segundo o boletim de ontem, segunda-feira (08), é de 121, sendo 73 de pacientes que moravam na cidade e 48 de municípios vizinhos. É bom lembrar sempre que os dados de outros municípios são apenas divulgados e não são computados nos boletins de Barbacena.

Casos confirmados

Já os casos confirmados de Covid-19 somam 153 somente em fevereiro. Nas últimas 24 horas foram registrados 20 casos e no ano – desde o dia 1º janeiro – 1.117 pessoas se contaminaram em Barbacena, o que dá uma média aproximada de 28,6 novos casos por dia. No total, 3.336 barbacenenses pegaram o vírus do começo da pandemia até agora.

Notificações

As notificações por Covid-19 já chegaram a 11.081 em Barbacena desde março do ano passado. Deste total, 3.336 pessoas testaram positivo para o novo Coronavírus (casos confirmados), 3.089 exames apresentaram resultado negativo e 4.218 pacientes cumpriram isolamento e não apresentaram sintomas da doença.

Curados

De acordo com o boletim de ontem da Secretaria de Saúde de Barbacena, dos 3.336 casos confirmados de Covid-19 até o momento, 3.207 pessoas já se curaram e não apresentaram mais sintomas da doença, o que dá uma média superior a 96% de cura.

Hospitalizações

Um boletim publicado às 9h36 de hoje, terça-feira (09), no site da Prefeitura Municipal, aponta que 33 pessoas estão hospitalizadas em Barbacena, no momento, em alas reservadas para Covid-19 distribuídas em hospitais da cidade. Do total de internações, 16 pacientes estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 nas alas de leitos clínicos. Na Policlínica Maternidade (IMAIP), ainda há três pacientes internados em leitos de suporte ventilatório.

Além destas internações, existem ainda 474 pessoas em isolamento domiciliar, segundo o boletim geral divulgado ontem à noite.

Vacinação

Em relação à vacinação em Barbacena, um boletim atualizado também na manhã de hoje, terça-feira, mostra que 3.010 pessoas já receberam a primeira dose da Coronavac. Segundo o informativo, ninguém tomou a segunda dose do imunizante no município até o momento.

As pessoas que estão sendo imunizadas representam o grupo de risco e a vacinação em Barbacena segue os critérios o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Confira abaixo os últimos boletins divulgados pela Sesap.

Total Page Visits: 278 - Today Page Visits: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *