Barbacena registra mais três mortes e se aproxima de 100 vidas perdidas por Covid-19

Se somar os óbitos de pacientes de outras cidades que faleceram em hospitais locais por causa da doença, o número ultrapassa 170

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O município de Barbacena registrou, em 24 horas, mais três mortes causadas por complicações relacionadas ao novo Coronvírus (Covid-19), segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), aumentando para 98 os óbitos de pessoas que residiam na cidade. Se incluir nesta conta as vidas perdidas de pacientes de outros municípios que estavam internados em hospitais locais e faleceram por causa da Covid, o número de mortes registradas chega a 174, lembrando sempre que Barbacena é cidade pólo e atende a microrregião no que diz respeito à saúde.

De acordo com o boletim da Sesap, que foi publicado no site da Prefeitura no início da noite de ontem, terça-feira (23), além dos óbitos foram registrados mais 44 casos positivos da doença no município, chegando a 4.196 o total de infectados em Barbacena desde o início da pandemia, há um ano. Já as pessoas que ficaram doentes e conseguiram se curar somam 3.902 no momento.

Ainda segundo os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, as notificações por suspeita de Covid-19 atingiram 13.409, sendo que deste total, 4.196 casos tiveram diagnóstico positivo (casos confirmados), 3.404 exames apresentaram resultado negativo e 5.248 pessoas cumpriram isolamento por 14 dias e não apresentaram sintomas da doença. O boletim mostra ainda que existem mais dois óbitos sendo investigados por suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus.

Hospitalizações

A Sesap informou também, através de um boletim divulgado às 17h29 de ontem, terça-feira, que dos 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para pacientes com Covid-19 em Barbacena, apenas cinco estavam disponíveis na Santa Casa de Misericórdia. Os outros 25 – dez no hospital Ibiapapa, dez na Policlínica (IMAIP) e cinco na Santa Casa – estavam ocupados. Já os leitos clínicos, dos 46 disponíveis nos três hospitais, somente 12 estavam sem pacientes.

Vacinação

Em relação à vacinação em Barbacena, a secretaria informou que 9.417 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante no município e 4.031 já foram vacinadas com a segunda dose.

Na manhã de hoje, quarta-feira (24), teve início na cidade a vacinação para os idosos entre 75 e 79 anos, que receberão a primeira dose. Para evitar aglomeração, a Sesap seguirá a logística adotada nas fases anteriores, ou seja, o dia em que a pessoa será imunizada vai ser estabelecido pela idade. No dia de hoje, quarta-feira, serão imunizados os idosos de 78 e 79 anos; amanhã, quinta-feira, os de 76 e 77 anos e na sexta-feira os idosos de 75 anos.

A vacinação acontecerá novamente através do sistema de drive thru, de 09 às 16 horas, em dois locais: no pátio da Sesap, localizado à rua Baronesa Maria Rosa, no bairro Boa Morte, e no pátio da Basílica de São José Operário, no bairro São José. 

Para receber o imunizante, é necessário que o idoso esteja em um veículo. Caso não possua carro, haverá novo chamamento com indicação de outros pontos de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde avisa que é necessário que os idosos levem cópia e original do comprovante de residência atual, cópia e original do RG ou outro documento com foto, cópia e original do CPF ou Cartão Nacional SUS.

Os imunizantes que estão sendo aplicados em Barbacena são a Coronavac, parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a Astrazeneca/Oxford.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *