Barbacena registrou mais dez mortes por Covid-19 nos últimos três dias

Apenas em 24 horas foram seis vidas perdidas, totalizando 37 óbitos no mês de março de pessoas que residiam na cidade; situação se agrava em Minas e governo do estado prorroga “onda roxa” até 11 de abril

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O município de Barbacena registrou dez mortes por complicações relacionadas ao novo Coronavírus (Covid-19) de segunda-feira (29) até ontem, quarta-feira (31). Apenas nas últimas 24 horas foram seis vidas perdidas de pessoas que residiam na cidade e mais quatro de pacientes de outros municípios que estavam internados em hospitais locais, ou seja, em três dias foram 14 vidas perdidas dentro do município de Barbacena.

O mês de março de 2021 foi o mais trágico no Brasil desde o início da pandemia, há pouco mais de um ano, e em Barbacena não foi diferente. Do dia 1º até o dia 31 foram 37 mortes de moradores de Barbacena e 35 de pacientes de outras cidades, totalizando 72 vidas perdidas. O total de óbitos desde o início da pandemia chegou a 211, sendo 119 de residentes em Barbacena e 92 de moradores de outros municípios. Estes dados estão nos boletins diários divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap).

O número de casos confirmados também vem aumentando na cidade. Em 24 horas foram registradas mais 81 contaminações por Coronavírus no município, segundo o boletim desta quarta-feira, totalizando 4.424 infecções desde o início da pandemia. Os pacientes que conseguiram se recuperar da doença somam 4.064.

Hospitalizações

Segundo o boletim da Sesap divulgado na noite de ontem, dos 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 em Barbacena, apenas três estão disponíveis, sendo dois no hospital Ibiapaba e um na Santa Casa. Na Policlínica (IMAIP), todos os dez leitos de terapia intensiva estão ocupados. Já os leitos clínicos, do total de 46 nos três hospitais que atendem pacientes com Coronavírus, 36 estão ocupados.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde também divulgou os números da vacinação contra Covid-19 em Barbacena. De acordo com a Sesap, 16.263 pessoas já receberam a primeira dose e 4.557 já foram imunizadas com a segunda dose. As pessoas com 69 anos estão recebendo a primeira dose do imunizante no dia de hoje, quinta-feira (01).

Segundo o que foi divulgado no site da Prefeitura, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Santa Efigênia, Grogotó, Vilela, São Pedro – CAIC, Santa Cecília, Nova Suiça, Carmo, Guido Roman e João Paulo II realizarão a vacinação dos idosos com mais de 69 anos que ainda não receberam a primeira dose da do imunizante. O horário é de 13 às 16 horas.

As vacinas que estão sendo aplicadas em Barbacena são a Coronavac, parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a Astrazeneca/Oxford.

Onda roxa

O governo do estado de Minas Gerais decidiu nesta quarta-feira (31) que quase todo o estado permanecerá na onda roxa do programa Minas Consciente até o dia 11 de abril. A atual fase, que é a mais restritiva, é impositiva aos municípios, ou seja, todos têm que seguir a determinação. A exceção é a macrorregião do Triângulo do Norte, que foi a primeira a ser inserida na fase mais restritiva do plano e apresentou melhora em todos os indicadores relacionados à Covid-19, podendo agora avançar para a onda vermelha.

Todas as outras regiões do estado, incluindo a macrorregião de Barbacena, ainda não apresentaram queda na taxa de óbitos e de ocupação em leitos de UTI e, por isso, deverão seguir com as medidas mais restritivas pelo menos até 11 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *