Barbacena registrou mais seis mortes causadas por Covid-19 num intervalo de apenas 24 horas

Três destes óbitos foram de pessoas que residiam na cidade e três de moradores de municípios vizinhos que estavam internados em hospitais locais

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Barbacena registrou mais seis mortes por problemas relacionados ao novo Coronavírus (Covid-19) em apenas 24 horas. É o que mostra o último boletim epidemiológico da Prefeitura Municipal, divulgado na noite de ontem, quinta-feira (21), pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap). Três destes óbitos foram de moradores de Barbacena e três de pessoas que residiam em municípios vizinhos, uma vez que Barbacena é cidade pólo e atende toda a microrregião.

Com estes novos números, subiu para 55 os óbitos relacionados ao novo Coronavírus em Barbacena. Se acrescentar os de pessoas que residiam em municípios vizinhos e faleceram em hospitais da cidade, sobe para 98 o total de vidas perdidas pela doença dentro do município.

Apenas nas três primeiras semanas do ano foram registradas em Barbacena 37 óbitos causados por complicações da Covid-19, sendo 23 de moradores da cidade e 14 de pessoas de outros municípios. A média entre moradores de Barbacena gira em torno de uma morte por dia desde o dia 1º de janeiro. Se acrescentar as de pessoas de outras cidades, esta média chega próximo a dois óbitos diários no mesmo período.

Casos confirmados

Os casos confirmados de Covid em Barbacena já estão se aproximando de três mil, desde o início da pandemia, em março do ano passado. Segundo o boletim da Sesap, até ontem à noite eram 2.914 confirmações de contaminação na cidade, 31 a mais que na quarta-feira. Do início do ano para cá, 695 pessoas se contaminaram em Barbacena, uma média de 33 novos casos diários. Das 2.914 confirmações da doença, 2661 pacientes se curaram e não apresentam mais sintomas de Covid.

O boletim da Secretaria Municipal de Saúde mostra também que existem 24 leitos ocupados em hospitais da cidade, com pacientes que residem em Barbacena e que estão com diagnóstico confirmado da doença. Ainda há mais 15 internações suspeitas e 14 de pacientes de outros municípios. No total, segundo a Sesap, são 53 leitos para tratamento da Covid-19 ocupados em Barbacena, sendo 22 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), restando apenas oito leitos disponíveis nas UTIs.

Cumprindo isolamento domiciliar com diagnóstico confirmado de Covid, estão ainda 1.083 pessoas no momento, de acordo com o boletim da Prefeitura.

Notificações

Já as notificações ultrapassaram a casa de 10 mil nesta quinta-feira. Desde o início da pandemia foram 10.069 notificações da doença em Barbacena. Deste total, 2.914 exames apresentaram resultado positivo (casos confirmados), 2.885 deram negativo e 3.341 pessoas cumpriram isolamento de 14 dias e não apresentaram sintomas de Covid-19. Entre os casos notificados, existem duas mortes que ainda estão sendo investigadas por suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus.

Abaixo, o boletim da Prefeitura divulgado ontem à noite através da Sesap, em novo formato e mais detalhado. É bom lembrar que os dados relacionados a outros municípios são apenas registrados e divulgados pelo boletim local. Portanto, estes números não são computados em Barbacena e, sim, nos boletins de suas respectivas cidades.

Total Page Visits: 508 - Today Page Visits: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *