Barbacena volta para a ‘onda vermelha’ a partir de segunda-feira

Prefeito Carlos Du diz que “onda roxa” não surtiu efeito e que o comércio não é culpado pelo aumento de casos de Covid-19 na cidade

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento, o Carlos Du (MDB), anunciou que o município vai avançar para a onda vermelha do programa Minas Consciente a partir da próxima segunda-feira (12). Com isso, todas as atividades comerciais serão retomadas.

Carlos Du divulgou um vídeo nas redes sociais afirmando que a onda roxa se mostrou totalmente ineficiente e que não está no comércio o aumento da contaminação da Covid-19. O prefeito disse ainda que os casos de infecção pelo novo Coronavírus não diminuíram em Barbacena com a determinação do governo estadual de implementar a onda mais rígida do programa. “O setor de comércio e serviço tem sido muito penalizado e nós temos acompanhado esse sofrimento. O grande problema da pandemia está na falta de conscientização e nas aglomerações que insistem em acontecer”, escreveu o prefeito em uma rede social.

Carlos Du disse que está sendo redigido um decreto que será publicado ainda neste fim de semana com a determinação de avançar a cidade para a onda vermelha, mas deixou claro de todas as medidas restritivas de proteção para que não haja aglomeração serão tomadas e terão que ser cumpridas.

Casos e óbitos aumentam na cidade

O município de Barbacena registrou mais quatro mortes por complicações relacionadas ao novo Coronavírus em 24 horas, segundo o boletim divulgado na noite de ontem, sexta-feira (09), pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap). O número de pessoas contaminadas pela doença também cresceu de quinta para sexta-feira. Foram mais 43 novos na cidade. Com isso, o número de óbitos passou de 131 para 135 e o de casos confirmados chegou a 4.805.

Barbacena é cidade pólo e atende vários municípios da região no que diz respeito à saúde. Além das 135 vidas interrompidas de pessoas que residiam em Barbacena, há ainda mais 102 mortes de pacientes de outros municípios que morreram com a doença em hospitais locais.

Ocupação de leitos hospitalares

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou também a ocupação dos leitos hospitalares para Covid-19. Segundo o boletim, dos 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis nos hospitais de Barbacena para tratamento da doença, 29 estão ocupados. Já em relação aos leitos clínicos, existem apenas seis disponíveis.

Confira no link abaixo o vídeo que o prefeito Carlos Du divulgou nas redes sociais.

https://www.facebook.com/watch/?ref=saved&v=206445707949941

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *