Base do Setor 1 de Policiamento é inaugurada no centro de Barbacena

Evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de grande público

Foi inaugurada na noite desta quarta-feira, 20, a Base do Setor 1 de Policiamento da Polícia Militar (PM), na Praça dos Andradas, centro de Barbacena. O evento contou com a participação de várias autoridades civis e militares, além de grande presença do público.

A instalação da base foi um projeto elaborado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal, empresas da cidade, instituições e a comunidade local, que envolveu moradores da região central de Barbacena. A base está instalada num lugar estratégico, no Jardim Municipal, atrás do café Ouro Verde. O jardim passou por algumas reformas para se adequar à novidade. Além de limpeza e poda de árvores, recebeu novas lixeiras, pintura e na parte central foi construída uma escada de acesso à fonte luminosa. De acordo com a Prefeitura, os trabalhos de revitalização vão continuar nos próximos meses.

Esta foi a terceira base instalada este ano, as outras duas estão em funcionamento na praça da Rua Bahia, construída em março, e na Penha, inaugurada em setembro. O Setor 2, no bairro Santo Antônio, foi reinaugurado em 2016.

 

A inauguração

 

A programação de inauguração desta nova base de policiamento teve início com uma missa, às 18 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Logo após começou a cerimônia de inauguração. Várias autoridades fizeram uso da palavra, entre elas o prefeito Luís Álvaro, que agradeceu a todos os envolvidos no projeto. ”Graças às parcerias, conseguimos realizar este projeto. É uma demonstração de que quando se quer, faz. Barbacena já é considerada uma das cidades mais seguras de Minas Gerais. A nova base fortalece a atuação da PM, que terá, como parceira, a nossa Guarda Municipal”, afirmou Luís Álvaro.

O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para falar do primeiro ano de sua administração. Ele destacou as dificuldades pelas quais o Município passa por causa da crise financeira, mas afirmou que a Prefeitura está equilibrada e que isso está fazendo a diferença. “Nós estamos numa crise financeira, nós estamos numa crise política e nós estamos demonstrando e fazendo a diferença”, disse o prefeito.

Luís Álvaro ressaltou ainda a falta de repasse de dinheiro pelo governo do estado. Segundo ele, a cidade está sendo administrada com recursos próprios. “Os recursos de fora não estão vindo. Barbacena hoje está sendo administrada com economia e com seu próprio recurso. O governo do estado não repassou pra gente a parcela do IPVA, não repassou a parcela do ICMS, não tem repassado o consignado, que é o empréstimo descontado na folha de pagamento para os bancos. Ele (o governo) se apropria do dinheiro e não manda pro município. Isso compromete drasticamente o orçamento da Prefeitura e atinge diretamente todo o serviço público e o pagamento dos funcionários. Mesmo assim, nós cumprimos nosso dever de casa que é manter os pagamentos em dia”, afirmou o prefeito.

Finalizando, Luís Álvaro agradeceu a todos os presentes e disse que a Guarda Municipal vai atuar em conjunto com a Polícia Militar na Base do Setor 1 de Policiamento. “Nossa Guarda Municipal vai estar em parceria nesse Setor 1. Estamos modernizando a Guarda para poder trazer a segurança que cada cidadão barbacenense merece e precisa”, concluiu o chefe do Executivo de Barbacena.

O comandante da 13ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Jesus Milagres, também fez uso da palavra. Ele destacou a importância das parcerias para a construção da Base do Setor 1 de Policiamento. “Em 2011 nós plantamos esta semente em Barbacena. Demorou um pouco, mas hoje nós colhemos os frutos, graças à parceria incondicional da Prefeitura Municipal de Barbacena, do Poder Legislativo local e, principalmente, das pessoas e das instituições que acreditaram no projeto”, disse o coronel. “Isso não nasceu do dia pra noite… Isso não é uma aventura de polícia… Isso é um projeto de polícia comunitária em que nós levamos para as pessoas uma referência da nossa atividade”, finalizou o coronel Jesus Milagres.

Após a inauguração oficial, ainda dentro da programação houve a chegada do “Papai Noel”, que distribuiu doces e balas para as crianças ao som da Banda de Música do 9º Batalhão de Polícia Militar. Um Auto de Natal em frente ao Palácio da Revolução Liberal, sede do Poder Legislativo, onde se apresentaram alunos do Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos e das oficinas do museu Georges Bernanos, também fez parte do evento, que foi encerrado com uma apresentação da Banda do 9º BPM.

Confira a seguir alguns momentos da inauguração. (Fotos: Paulo Emílio Gonçalves)

   

   

   

Total Page Visits: 1363 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *