Batalha de confetes reúne milhares de foliões no centro de Barbacena

Carnaval 2018 foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira com a festa promovida pela rádio Sucesso FM

Uma multidão tomou contra do centro de Barbacena na noite desta quinta-feira, 8, para a tradicional Batalha de Confetes promovida pela rádio Sucesso FM. De acordo com informações extra-oficiais, mais de 7 mil pessoas invadiram a rua XV de Novembro e Praça dos Andradas para curtir a festa. A animação foi comandada pela equipe da emissora e abriu oficialmente o carnaval 2018 na cidade.

A folia agora só vai parar na madrugada de quarta-feira de cinzas. Todas as noites haverá bailes populares na Praça dos Andradas com a participação de bandas regionais e trio elétrico. Durante o dia – de sábado a terça – terá também matinês a partir das 14 horas com várias atrações para as crianças.

 

Desfiles

 

Nesta sexta-feira, 9, começa o desfile dos blocos e, como acontece todos os anos, o primeiro a invadir a passarela será o “Tirando a Máscara”, formado por funcionários e internos da Fhemig. A concentração está marcada para às 17h30 na rua Tiradentes e o início do desfile será às 18 horas.

No sábado a animação ficará por conta do bloco “Recordar é Viver”, que está completando 20 anos e promete reunir centenas de foliões no bairro Boa Morte. A concentração será a partir das 16 horas em frente ao Bar JJ. O desfile está marcado para às 19 horas e o bloco irá até o centro da cidade.

A outra atração do sábado será o bloco Unidos em Cristo, promovido pela Renovação Carismática, Comunidade Mãe de Deus e Missão Conversando com o Céu. O desfile será na rua XV de Novembro, a partir das 20 horas. Finalizando os desfiles de sábado, entra em cena o bloco da família Thomaz.

O domingo virá com uma novidade: pela primeira vez no carnaval barbacenense os servidores da área de saúde participarão ativamente da folia, com o bloco “Saúde é Atitude”. O desfile será na rua XV de Novembro, a partir das 16 horas, com concentração nas imediações do Clube Barbacenense. Logo após começa a concentração do bloco “Cenário da Alegria”, que entrará na passarela por volta das 21 horas.

Na segunda-feira o “Recordar é Viver” volta ao bairro Boa Morte com suas tradicionais marchinhas para um novo desfile. A concentração será no mesmo local – em frente ao Bar JJ – a partir das 16 horas.

O último dia de carnaval, terça-feira, 13, será marcado pela estreia dos blocos “Máfia Azul” e “Axé Nagô Mirerê”. Os desfiles começam às 18 horas, no centro, com concentração em frente ao Clube Barbacenense. Neste mesmo dia o bloco “Cenário da Alegria” volta às ruas novamente, a partir das 21 horas, encerrando os desfiles do Carnaval 2018 de Barbacena.

De acordo com a Prefeitura, haverá folia também nos distritos de Correia de Almeida e Senhora das Dores.

 

Mudanças no trânsito

 

Várias alterações serão realizadas no trânsito na região central de Barbacena a partir desta sexta-feira, por causa das festividades de carnaval. De acordo com a Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram), o tráfego de veículos será interrompido nas ruas Lima Duarte, XV de Novembro (a partir da Caixa Econômica Federal), Francisco Sá (até a esquina com avenida Bias Fortes), Praça dos Andradas (toda interditada, inclusive em frente à Matriz e à Câmara Municipal), ruas Getúlio Vargas e 1º de Maio (até esquina com avenida Bias Fortes), rua Teobaldo Tolendal (interditada a partir do encontro com a Presidente Kennedy, sentido Praça dos Andradas).

O horário de fechamento das vias será às 16 horas desta sexta-feira até às 8 horas de sábado. Às 13 horas de sábado, domingo, segunda e terça-feira as ruas serão novamente interrompidas até às 8 horas do dia seguinte, exceto na quarta-feira de cinzas, que o trânsito só será liberado a partir das 12 horas.

As vias alternativas que continuarão abertas são as seguintes: avenida Bias Fortes, ruas Vigário Brito, Amarílio Augusto de Paula, Treze de Maio, Tiradentes, Presidente Kennedy, Francisco Figueiredo Abranches, avenida Pereira Teixeira e praça Conde de Prados (Rosário).

Mais de 6 mil foliões participaram da batalha de confetes (Foto: Paulo Emílio)
A festa foi comandada pela equipe da rádio Sucesso FM (Foto: Paulo Emílio)
Total Page Visits: 1982 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *