Bombeiros e SAMU passam a atender de forma conjunta em Barbacena a partir do dia 1º

Integração entre as duas instituições visa, entre outras coisas, agilizar e melhorar a qualidade dos serviços

A partir da próxima terça-feira, dia 1º de setembro, começa a vigorar a integração entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros em Barbacena e região. A medida atingirá toda a área de atuação do Corpo de Bombeiros de Barbacena juntamente com o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência Centro-Sul (CISRU), gerenciada pelo SAMU, com a central de atendimento 193 dos Bombeiros passando a funcionar no interior da sede do CISRU, localizada na BR-265, em frente ao Parque de Exposições de Barbacena (foto). As centrais de atendimento 192 (SAMU) e 193 (Bombeiros) atuarão de forma conjunta.

A integração foi viabilizada após um convênio celebrado entre o 3° Comando Operacional de Bombeiros e o CISRU. Será disponibilizada à população mais uma ambulância do Corpo de Bombeiros, tendo uma equipe de três socorristas sendo regulados pela central de regulação médica do SAMU, evitando a duplicidade de empenho de equipes para a mesma ocorrência e melhorando, assim, a qualidade dos serviços.

Ações conjuntas

Todo o empenho de serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) será coordenado  pelo Médico Regulador do SAMU que verificará, conforme o caso, qual o recurso mais adequado para ser enviado para determinado tipo de ocorrência, sejam as Unidades de Suporte Avançado (USA), as Unidade de Suporte Básico (USB) ou a Unidade de Resgate (UR), totalizando quatro ambulâncias que estarão à disposição de toda a comunidade.

As ocorrências que envolvam casos clínicos, obstétricos e psiquiátricos serão atendidas prioritariamente pelo SAMU, que poderá solicitar auxílio aos bombeiros para atendimentos a pacientes com quadro de agitação psicomotora ou pacientes com transtorno mental.

As ocorrências típicas de bombeiro, como salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura, produtos perigosos e ações de combate a incêndio, serão atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Havendo necessidade poderá ser acionado o SAMU para apoio nas ações de atendimento pré-hospitalar. Já as ocorrências envolvendo traumas serão atendidas por ambas as instituições e nos casos com múltiplas vítimas o atendimento se dará concomitantemente pelo Corpo de Bombeiros e o SAMU.

Instalações físicas

As instalações do SAMU serão compartilhadas com os demais integrantes do Corpo de Bombeiros, onde ficará o Centro de Operações Bombeiro Militar (COBOM), com os teleatendentes do Corpo de Bombeiros disciplinando o atendimento das ocorrências típicas da corporação. Havendo necessidade serão empenhadas as viaturas de salvamento e socorro que continuarão instaladas na unidade do Corpo de Bombeiros situada na rua Bárbara Heliodora, bairro Padre Cunha, em Barbacena.

De acordo com Ormezinda Barbosa, secretaria executiva do SAMU, com a integração entre as duas instituições as melhorias serão várias. “Haverá, por exemplo, a facilidade do intercâmbio, a agilidade da pronta resposta e a multiplicação dos conhecimentos entre os profissionais do SAMU e do Corpo de Bombeiros”, comemorou ela.

Grupo gestor

Para disciplinar estas ações foi criado um grupo gestor formado entre oficiais da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar e a coordenação do CISRU, que comandará as ações integradas entre as duas equipes, dirimindo dúvidas e buscando as melhores soluções.

No início da tarde desta quarta feira (26), os bombeiros, juntamente com profissionais e autoridades que atuarão na unidade, foram conhecer as dependências do SAMU em Barbacena, visando os trabalhos de integração entre as equipes.

(Fonte: Corpo de Bombeiros)

Total Page Visits: 450 - Today Page Visits: 3

Um comentário em “Bombeiros e SAMU passam a atender de forma conjunta em Barbacena a partir do dia 1º

  • 28/08/2020 - 16:41 em 16:41
    Permalink

    Gente isso demorou demais… há décadas isso já deveria ter sido feito. Incompreensível não ter ocorrido antes.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *