CENSO 2022 – Mais de 40 mil residências deverão ser visitadas pelos recenseadores do IBGE em Barbacena

Em todo o país, os entrevistadores baterão nas portas de cerca de 90 milhões de endereços

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começaram a visitar as residências dos 5.570 municípios de todo o Brasil na última segunda-feira (01), para mais um Censo Demográfico. Durante os próximos 90 dias os entrevistadores do IBGE vão bater nas portas de cerca de 90 milhões de endereços pelo país a fora.

Em Barbacena, segundo estimativa, deverão ser visitados mais de 40 mil endereços nas zonas urbana e rural. No último levantamento, em 2010, o Censo apurou que a cidade tinha uma população de 126.284 habitantes. Com as estimativas anuais realizadas pelo IBGE, no ano passado a população de Barbacena, segundo estes cálculos, seria de 139.061 pessoas.

Já em todo o Brasil, em 2010 o número de habitantes era de 190,7 milhões. Na estimativa de 2021, o instituto apontou que já somos cerca de 213,3 milhões de brasileiros.

O Censo Demográfico é realizado no Brasil de dez em dez anos e deveria ter sido feito em 2020, mas devido à pandemia de Covid-19 foi adiado para 2021 e depois transferido para este ano por causa da falta de verbas.

Como receber os entrevistadores

A população deverá receber os recenseadores do IBGE observando alguns detalhes para evitar possíveis golpes. O entrevistador estará usando o colete do instituto, um boné do Censo, crachá de identificação, além de um dispositivo móvel de coleta de dados (foto). Se a pessoa tiver alguma dúvida, pode solicitar o número da matrícula do recenseador e digitar no site https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html, ou então solicitar a informação sobre o funcionário pelo telefone 08007218181. No crachá haverá um QR-Code para a identificação.

Segundo o IBGE, haverá dois tipos de questionário que serão usados pelos entrevistadores: o básico e o ampliado. O primeiro possui 26 quesitos e leva cerca de cinco minutos para ser respondido. Já o segundo terá 77 perguntas e levará cerca de 16 minutos. O questionário ampliado será respondido por cerca de 11% dos entrevistados do país, que serão escolhidos aleatoriamente através do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.