Cerca de 20 cães são abandonados em uma estrada na região de Ponte do Cosme, em Barbacena

Animais teriam sido doados pelo filho da proprietária a um caminhoneiro que disse que ia leva-los para uma fazenda em Antônio Carlos

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Cerca de 20 cães abandonados foram encontrados nesta segunda-feira (22), em uma estrada vicinal próximo à MG-135, na região da localidade de Ponte do Cosme, zona rural de Barbacena. De acordo com o protetor de animais Carlos Henrique de Oliveira, na terça-feira da semana passada, dia 16, ele recebeu uma denúncia informando que uma pessoa teria colocado diversos cães de vários tamanhos, inclusive filhotes, que estavam em sua casa, em um caminhão para, provavelmente, abandona-los em algum lugar.

O protetor informou que começou a investigar a situação, juntamente com a também protetora Fausta Tatá. Os dois chegaram até o local onde se encontravam os cachorros nesta segunda-feira. Segundo Carlos e Fausta, os animais estavam abandonados em uma estrada deserta, de difícil acesso, onde não há nenhum meio de sobrevivência, alguns deles apresentando ferimentos. Eles afirmaram que parte dos animais foi resgatada, mas muitos fugiram e se embrenharam na mata.

A Polícia Militar do Meio Ambiente esteve no local e constatou a situação de maus tratos e abandono. Segundo os militares, um suspeito de abandonar os cães foi detido para prestar depoimento. Ele informou que alguns dos animais eram de sua propriedade e que, dias antes, teria oferecido os cachorros para um caminhoneiro, que aceitou leva-los para adoção. O suspeito relatou ainda que não se lembra das características do caminhoneiro, informando apenas que o caminhão era de cor vermelha. Após ser ouvido, o suspeito foi liberado por não haver situação de flagrante, mas deve responder processo por maus tratos e abandono.

O protetor Carlos Henrique de Oliveira informou ao Portal CB na tarde de hoje, terça-feira (23), que realmente recebeu a denúncia na terça-feira da semana passada, denúncia esta de uma colega protetora, informando que uma senhora possuía aproximadamente 40 cães em sua casa no bairro Valentim Prenassi, e que o filho dela teria doado alguns destes animais para um caminhoneiro, que iria leva-los para uma fazenda próxima à Borda do Campo, na cidade de Antônio Carlos, a cerca de 18 quilômetros de Barbacena. O protetor afirmou que estranhou o fato, porque, segundo ele, ninguém adota esta quantidade de animais de uma só vez.

Carlos Henrique relatou que foi até ao local indicado e constatou que não existe a fazenda mencionada pela denunciante. Então, o protetor de animais começou a indagar as pessoas moradoras do local e obteve informações de que não havia nenhum animal abandonado naquela região.

Carlos Henrique disse que através de uma ligação de um amigo, que também é protetor de animais, foi informado da localização dos cachorros. Ele afirmou que o tal amigo havia passado por uma estrada vicinal que dá acesso à localidade de Ponte do Cosme, na noite de sexta-feira passada, ouviu latidos de cães e conseguiu visualizar os animais, inclusive filhotes, abandonados na mata, à beira da estrada. Carlos disse que na manhã seguinte foi até o local e constatou o abandono. Ele informou ainda que enviou fotos dos cães para a colega denunciante, que confirmou que os animais são os da senhora moradora do bairro Valentim Prenassi.

Finalizando, Carlos Henrique relatou que procurou a senhora dona dos cães, e que ela disse que o filho teria pegado os animais e entregado para um caminhoneiro, que levaria os cachorros para a fazenda em Antônio Carlos.

A Polícia Civil (PC) instaurou inquérito para apurar o caso.

Os cães foram abandonados em uma estrada onde não havia condições de sobrevivência
Entre os animais abandonados havia alguns filhotes
Parte dos cachorros apresentava ferimentos (Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *