Chegam a Barbacena as primeiras doses da vacina contra Covid-19

Um avião da Polícia Militar aterrissou no aeroporto local no início da tarde com o primeiro lote de imunizantes

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O município de Barbacena recebeu no início da tarde de hoje, terça-feira (19), o primeiro lote com as vacinas contra o novo Coronavirus (Covid-19). Uma aeronave da Polícia Militar (PM) de Minas Gerais chegou ao aeroporto local por volta das 13h40 trazendo os imunizantes (foto).

A cidade recebeu 13.840 doses da CoronaVac, que foram entregues à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena. Os 31 municípios da microrregião que estão sob a jurisdição da SRS também receberão doses deste lote da vacina.

A imunização está programada para começar em Barbacena no início da manhã desta quarta-feira (20). Foi realizado um sorteio na Superintendência Regional de Saúde para escolher os primeiros profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19 a receber a vacina. A primeira escolhida foi a técnica em enfermagem do Hospital Regional, Silvana Aparecida do Nascimento. A também técnica em enfermagem Raquel Kelly, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), será a segunda a ser vacinada e Maria Graciete Cardoso, do Centro Covid da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), a terceira pessoa a receber o imunizante em Barbacena.

A vacinação na cidade seguirá os protocolos do Programa Nacional de Imunização (PNI). Nesta fase inicial, o primeiro grupo prioritário a receber o imunizante será o de profissionais da área de saúde que atuam diretamente no combate à pandemia; depois os indígenas e quilombolas; na sequencia vêm os idosos de 75 anos ou mais e, por fim, os idosos com 60 anos ou mais que residem em asilos.

Após chegar ao aeroporto de Barbacena, os lotes com as vacinas contra o Coronavírus foram transportados em veículos do Corpo de Bombeiros e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), até a Superintendência Regional de Saúde, onde foram conferidos. A quantidade de imunizantes recebida só é suficiente para o início da campanha na região. No entanto, quem receber a primeira dose já terá a segunda garantida neste mesmo lote, uma vez que são necessárias duas doses para completar a imunização. Ainda não há uma data para a chegada de outros lotes da vacina.

A CoronaVac é a vacina do Instituto Butantan fabricada em parceria com o laboratório Sinovac, da China. As seringas para a imunização em Barbacena e região já estão na cidade desde sexta-feira passada. O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), esteve em Barbacena para a entrega do material, que foi recebido pelo prefeito Carlos Du (MDB).

O avião com o primeiro lote da vacina contra Covid-19 chegou em Barbacena por volta das 13h40 (Foto: Reprodução/Divulgação)
Após chegar em Barbacena, os imunizantes foram transportados em veículos da Epcar (Foto: Reprodução/Divulgação)
O Corpo de Bombeiros também ajudou a transportar as vacinas (Foto: Flávia Siqueira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *