CIDADE EM ALERTA – Mais uma pessoa morre em Barbacena com suspeita de febre amarela

Vítima era do município de Senhora de Oliveira e faleceu na noite desta quinta-feira no Hospital Regional

Depois de comunicar a morte do barbacenense de nome Adriano, 42 anos, que faleceu na manhã desta quinta-feira, 25, na Santa Casa, com suspeita de febre amarela, o secretário municipal de Saúde e presidente da Sala de Situação Emergencial de Barbacena, José Orleans da Costa, anunciou no início da madrugada desta sexta-feira, 26, a morte de mais uma pessoa com suspeita da doença no município. O paciente, do sexo masculino, que não teve o nome revelado, também tinha 42 anos e morava na cidade de Senhora de Oliveira. Ele estava internado no Hospital Regional desde a última segunda-feira, 22, com sintomas de febre amarela, e morreu por volta das 21 horas de ontem, quinta-feira.

De acordo com o que foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (SESAPS), as causas da morte foram as mesmas registradas na primeira vítima, ou seja, falência múltipla dos órgãos e febre hemorrágica. Em ambos os casos foram colhidos fragmentos para biópsia que serão enviados para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, conforme normas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. O resultado dos exames indicará se os óbitos foram mesmo causados por febre amarela.

 

Cidade em alerta

 

Com a morte da segunda vítima por suspeita de febre amarela no município, aumenta a tensão dos barbacenenses em relação à doença. O governo municipal já decretou “situação de emergência” na última quarta-feira e a cidade está em alerta. De acordo com o secretário de Saúde, José Orleans, a maneira mais eficaz de evitar a doença é através da vacinação. Segundo ele, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão aptas a aplicar a vacina, que é gratuita e vale para a vida toda. Orleans pede a todos que ainda não se vacinaram que se dirijam à UBS mais próxima de suas casas para receber a dose do medicamento.

O secretário de Saúde, José Orleans, convoca a população barbacenense a se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde para tomar a vacina contra a febre amarela (Foto: Reprodução)
Total Page Visits: 1653 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *