Com quase 200 casos na Epcar, Barbacena chega a 255 pessoas confirmadas com o novo Coronavírus

Município passou a ser um dos que têm mais casos registrados da doença em relação ao número de habitantes em todo o estado de Minas Gerais

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O município de Barbacena chegou a 255 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) nesta segunda-feira (25), e passou a ser uma das cidades de Minas Gerais com mais casos da doença em relação ao número de habitantes. O motivo do aumento de mais de 200 por cento nos casos confirmados, registrado no último final de semana, é que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) contabilizou 195 casos positivos de integrantes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar). Em entrevista coletiva realizada ontem, a Sesap informou que Barbacena possui, atualmente, uma média de 185 casos por 100 mil habitantes (o município tem cerca de 137 mil).

A Aeronáutica havia confirmado na manhã do último sábado (23), 90 casos de Covid-19 dentro da Epcar. Ontem, segunda-feira, foram revelados mais 105 casos. No entanto, segundo a Aeronáutica, estas 105 pessoas já se curaram da doença e foram para casa. As outras 90 continuam em isolamento na instituição militar, localizada no bairro São José, em Barbacena.

Uma denúncia feita por pais de alunos da Epcar ao Conselho Tutelar de Barbacena, no mês de abril, informando que a escola estaria submetendo seus alunos ao risco de contágio pelo novo Coronavírus, foi parar no Ministério Público Federal (MPF), em São João Del Rei. A Diretoria de Saúde da Aeronáutica revelou, na ocasião, que apenas sete integrantes da instituição, entre alunos e professores, foram testados positivos para Covid-19.

Na última sexta-feira (22), o Ministério Público Federal recomendou a suspensão das aulas e de todas as atividades presenciais na escola. A recomendação foi enviada à diretoria de Ensino da Aeronáutica e ao comando da Epcar. A instituição militar informou que as atividades foram suspensas antes mesmo do prazo determinado pelo MPF.

Boletim epidemiológico

O último boletim epidemiológico, divulgado no início da noite de ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra os 255 casos confirmados em Barbacena. Destes, 193 pacientes já se recuperaram. Os casos notificados no município já chegam perto de 1.000 – são 942 notificações. Os descartados somam 268. Cinco pessoas já morreram de Covid-19 em Barbacena, sendo que uma delas é de Alfredo Vasconcelos e o óbito foi registrado na Secretaria de Saúde daquela cidade. Ainda existem dois óbitos em investigação e onze pessoas estão internadas em Barbacena, três delas com confirmação da doença.

Na entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, o chefe da Vigilância Epidemiológica Sesap, Maurício Becho, informou que metade dos bairros da cidade já registrou casos de contaminação por Coronavírus.

A Epcar registrou 195 casos do novo Coronavírus em seus integrantes (Foto: Reprodução/Divulgação)
Total Page Visits: 970 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *