Começou na manhã desta quarta-feira a vacinação contra Covid-19 em Barbacena

Três técnicas em enfermagem que trabalham na área de saúde foram as primeiras a receber o imunizante

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Teve início na manhã desta quarta-feira (20), em Barbacena, a vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19). Em uma cerimônia restrita, transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura Municipal, a técnica em enfermagem Silvana Aparecida do Nascimento, de 43 anos, foi a primeira pessoa a receber o imunizante CoronaVac em Barbacena. Ela trabalha na área de enfermagem há 20 anos e atua no Hospital Regional de Barbacena. “Para mim, ser a primeira pessoa a receber a vacina em Barbacena é um presente grandioso. Afinal, quantas pessoas no mundo estão esperando por essa oportunidade grandiosa?”, comemorou Silvana.

A segunda a ser vacinada na cidade foi a também técnica em enfermagem Maria Graciete Cardoso, que tem 10 anos de profissão e atualmente trabalha no Centro Covid da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap). “Eu me sinto abençoada em ser uma das primeiras a serem imunizadas neste momento tão difícil. E eu agradeço a Prefeitura Municipal de Barbacena, por confiar em meu trabalho e, com fé, venceremos”, afirmou a enfermeira.

A terceira a receber o imunizante foi Raquel Kelly Baumgratz, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Raquel também é técnica em enfermagem, tem 41 anos e trabalha na área de saúde há 10 anos. Ela disse que ficou surpresa ao saber que seria uma das primeiras a ser vacinada em Barbacena. “O primeiro sentimento foi de surpresa, pois não esperava nem nos meus sonhos. Depois veio a gratidão a Deus, por ter sido escolhida e representar minha classe e todos os profissionais de saúde. Estamos vivendo no limite e nos desdobrando para que não falte o cuidado necessário para o paciente, que antes de ser nosso paciente é o amor de alguém. E como a doença não tem um tratamento precoce, a única esperança que temos é a vacina. Que Deus abençoe todos nós”, declarou Raquel.

A solenidade que marcou o início da vacinação contra o novo Coronavírus em Barbacena contou com várias autoridades, entre elas o prefeito Carlos Du (MDB), membros do governo municipal, do Legislativo, das policias Civil e Militar, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena (SRS).

Este primeiro lote de vacina que chegou à cidade ontem, terça-feira (19), está sendo distribuído para os 31 municípios da microrregião sob a jurisdição da SRS. Das 13.840 doses do imunizante, 3.820 estão reservadas para vacinar pessoas em Barbacena. São necessárias duas doses do medicamento, o que significa que, se nenhuma das doses for perdida, 1.910 pessoas residentes na cidade receberão a CoronaVac neste primeiro momento.

É bom lembrar que o início da vacinação em todo o país é apenas para grupos prioritários, seguindo os protocolos do Programa Nacional de Imunização (PNI). Serão vacinados primeiramente os profissionais de saúde que atuam na área de frente no combate à Covid-19, os indígenas e quilombolas, os idosos de 75 anos ou mais e os idosos com 60 anos ou mais que residem em asilos.

(Fonte: Prefeitura Municipal)

A técnica em enfermagem Silvana Aparecida do Nascimento foi a primeira a tomar a vacina contra Covid-19 em Barbacena (Fotos: Prefeitura Municipal)
Total Page Visits: 309 - Today Page Visits: 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *