Escola Aprendiz é liberada pelo Corpo de Bombeiros após dez dias de interdição

Instituição teve suas atividades paralisadas por ordem judicial no dia 26 de outubro, por descumprir normas de segurança

O Corpo de Bombeiros de Barbacena liberou na manhã do último sábado, dia 4, o prédio do Centro de Estudos Aprendiz para voltar às suas atividades normais. O imóvel, que tem sete andares e abriga estudantes desde o ensino infantil até o superior, teve suas atividades paralisadas por ordem judicial no dia 26 de outubro, por desrespeitar as normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com a instituição militar, o Aprendiz não cumpriu as medidas constantes no último projeto de prevenção contra incêndio e pânico aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Minas Gerais, ficando, assim, sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento essencial para a liberação do funcionamento do local. A notícia foi divulgada pelo portal Cidade de Barbacena e pela imprensa da região.

A partir do momento em que foi fechada, a direção da escola providenciou sanar as irregularidades e na última quinta-feira, 2 de novembro, o projeto foi cadastrado e atualizado, sendo aprovado por uma equipe de analistas do Corpo de Bombeiros.

Na sexta-feira, 3, uma equipe dos Bombeiros esteve no local, na rua Norma Stefani, centro de Barbacena, e procedeu uma vistoria inicial. Por volta das 9h30 de sábado, 4, foi realizada a vistoria final onde os militares verificaram que todos os meios preventivos exigidos na legislação, presentes no projeto, estavam devidamente instalados no prédio em conformidade com a Lei 14130, de 2001, o Decreto Estadual 44746/2008, bem como as normas e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros que regulam a matéria de prevenção de segurança contra incêndio e pânico no estado de Minas Gerais. Após constatar que estava tudo dentro da legalidade, foi então emitido o relatório favorável à emissão do AVCB e o Centro de Estudos Aprendiz foi liberado para voltar às atividades normais, que tiveram início nesta segunda-feira, 6 de novembro.

O Centro de Estudos Aprendiz teve suas atividades paralisadas no dia 26 de outubro (Fotos: Paulo Emílio)
Total Page Visits: 2472 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *