Feiras livres de Barbacena voltam a funcionar a partir do próximo fim de semana em um novo local

Comercialização dos produtos será realizada no parque de exposição nas manhãs de sábado e domingo, com protocolos rigorosos de higiene e saúde

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Após um acordo entre a Prefeitura Municipal, feirantes e Sindicato Rural, as feiras livres vão voltar a funcionar em Barbacena a partir do próximo fim de semana, dias 1º e 2 de agosto, no Parque de Exposição Senador Bias Fortes, localizado às margens da BR-265, saída para Barroso e São João Del Rei.

Antes da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as feiras eram realizadas nas manhãs de sábado na avenida Irmã Paula, no bairro São Sebastião, e no domingo, também pela manhã, na avenida Olegário Maciel, região central da cidade (foto). No novo local, o horário será de 7 às 14 horas – sábado e domingo – com protocolos rigorosos de higiene e saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), o programa Minas Consciente, do governo estadual, que regula a flexibilização das atividades durante a pandemia, do qual Barbacena faz parte, autoriza o comércio de alimentos, o que inclui as feiras livres, mas o local deverá seguir medidas rigorosas, como distanciamento entre as barracas, uso obrigatório de máscaras e a não aglomeração de pessoas, além de higienização com álcool gel. As feiras têm que ser realizadas em um lugar arejado e com ventilação, e não pode haver degustação de alimentos.

As feiras livres estavam suspensas em Barbacena desde o mês de março, no início da pandemia. A previsão era de apenas 30 dias de suspensão, mas com o agravamento da crise causada pela Covid-19 a Prefeitura não autorizou a reabertura, o que veio a ocorrer agora, com um novo local definido, bem distante dos que tradicionalmente as feiras eram realizadas.

O Portal Cidade de Barbacena tentou entrar em contato com alguns feirantes na manhã desta quarta-feira (29), para saber a opinião deles sobre o novo local, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

Total Page Visits: 1339 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *