Festa das Rosas reuniu milhares de turistas em Barbacena entre os dias 11 e 15 de outubro

Evento teve eleição e da rainha, shows musicais e muitas outras atrações

Terminou neste domingo, dia 15, a 49ª Festa das Rosas e Flores de Barbacena. O evento recebeu milhares de barbacenenses e turistas que vieram de várias partes do país para prestigiar uma das mais tradicionais festas do interior mineiro.

A programação teve seu início na noite de quarta-feira, 11 de outubro, com a eleição da Rainha das Rosas 2017. A vencedora foi a jovem Nádia Campos, de 21 anos, que recebeu a faixa das mãos da Rainha das Rosas do ano passado, Victoria Tedesco, e foi coroada pelo prefeito Luís Álvaro e pela patronesse Shirlene Moura. Nádia é filha de José Geraldo Campos e Solange Aparecida Gomes Campos, cursa Fisioterapia na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e tem como hobby jogar futebol. No concurso, ela representou da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barbacena e foi vestida pela estilista Marina Novak. Compuseram o júri durante a eleição sete ex-rainhas das rosas: Mariane Pacheco (1968), Rosana Gorini Lobato Campos (1974), Cláudia Miranda Figueiredo (1983), Luciana Discacciati Vidigal (1991), Maria Fernanda Castro (1999), Melina Savioti Zille (2000) e Marília Miranda (2007). Logo após o concurso que elegeu a nova rainha foi realizado o Baile das Rosas. Os dois eventos aconteceram no Spazio Franato’s com a presença de autoridades e inúmeros convidados.

Na tarde do dia seguinte, quinta-feira, 12, no mesmo local foi realizado o concurso que escolheu o Broto e o Brotinho das Rosas 2017, quando foram eleitas Laura Neves Gonçalves de Paiva, de 10 anos (Broto), e Sophia Marinho de Souza, de 4 anos (Brotinho).

O programação no Parque de Exposição começou ainda na quinta-feira, quando a Festa das Rosas foi aberta com uma missa celebrada pelo pároco da Paróquia de São Pio X, D’Artagnan de Almeida Barcelos. A programação de shows também teve início na quinta-feira, quando subiram ao palco o cantor Eros Biondini e o grupo Oba Oba Samba House. Ainda participaram do evento as duplas João Victor & Emanuel e Pedro Henrique & Rafael, na sexta-feira; a cantora Dany Tavares e a dupla Rick e Giovani, na noite de sábado; e o instrumentista Alexandre Araújo & Banda, as duplas Felipe & Cristiano e Rodrigo Dias & Juliano, no domingo.

A 49ª Festa das Rosas também foi marcada pelo retorno do desfile da Rainha, princesas, Broto e Brotinho da Rosas no centro da cidade. Em cima de um carro alegórico, elas distribuíram rosas para os barbacenenses e turistas que estiveram na Rua XV de Novembro na manhã de sábado, 14.

O evento ainda contou com provas esportivas do cavalo Mangalarga Marchador, promovida pelo Núcleo Campo das Vertentes do Mangalarga Marchador (Nucave). A competição teve a participação de 69 conjuntos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e contou pontos para o ranking nacional da modalidade.
A cerimônia oficial de encerramento da Festa das Rosas foi realizada na tarde deste domingo, 15, quando aconteceu a coroação da Rainha, Broto e Brotinho das Rosas 2017. Elas chegaram ao parque em carros ornamentados de rosas e logo após desfilaram em uma passarela montada especialmente para o evento. Houve ainda o julgamento do melhor carro alegórico e melhor stand, sendo vencedores o trator da Chácara das Margaridas e o stand da Chácara Santos Júnior.

O prefeito Luís Álvaro destacou que esta edição da Festa as Rosas serviu resgatar a identidade de um dos principais eventos da cidade. Ele afirmou ainda que Barbacena é uma das maiores produtoras de rosas do país e ganha visibilidade através desta festa.

A nova Rainha das Rosas, Nádia Campos (Foto: Divulgação)
Nádia Campos sendo coroada (Foto: Divulgação)
Milhares de pessoas prestigiaram os shows musicais (Foto: Divulgação)
Total Page Visits: 1685 - Today Page Visits: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *