Governo municipal decide manter Barbacena na ‘onda amarela’ pelo menos até o Natal

Secretária de Saúde afirma que decisão foi tomada em respeito ao comércio local, mas alerta que se continuarem aumentando os casos e os óbitos por Covid a cidade poderá entrar na onda vermelha a qualquer momento

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Após reunião realizada na manhã desta quinta-feira (17), o governo municipal decidiu manter Barbacena na onda amarela do programa Minas Consciente, apesar da macrorregião estar classificada na onda vermelha. O motivo, segundo a secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornelas de Araújo, é em respeito ao comércio local, devido à proximidade do Natal.

Marcilene divulgou um vídeo no final da tarde de hoje, onde afirma que está sendo criado um decreto municipal com mais restrições para que a cidade permaneça na onda amarela pelo menos por mais uma semana. No entanto, a secretária destacou que só será possível manter este decreto, que deverá ser publicado nesta sexta-feira (18), se a população e todos os segmentos do comércio fizeram suas partes. “Se os números continuarem a crescer, ocupação de leito no território aumentar, e ainda a taxa de óbito, o decreto será revogado imediatamente”, alertou Marcilene Araújo.

Ontem, quarta-feira (16), o município de Barbacena contabilizou mais três óbitos e 59 novos casos de Coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap). Também ontem, o Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo de Minas, decidiu classificar a macrorregião Centro-Sul do estado, onde Barbacena é uma das cidades pólo, na onda vermelha do programa Minas Consciente, que é a mais restritiva, podendo funcionar apenas os serviços essenciais. No entanto, esta decisão depende do prefeito de cada município.

Boletim de hoje aponta mais uma morte e sete novos casos

O boletim de hoje, quinta-feira (17), divulgado agora há pouco, às 20h43, mostrou que nas últimas 24 horas Barbacena registrou mais uma morte e sete novos casos de Covid-19. Com este aumento, a cidade passou a ter 29 óbitos e 1.612 casos confirmados da doença. Aos 29 óbitos, soma-se ainda mais 18 de pacientes de outros municípios que faleceram com Covid em hospitais de Barbacena.

Confira abaixo o vídeo divulgado pela secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornelas de Araújo, e o boletim desta quinta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *