Idosos a partir de 90 anos começam a ser vacinados contra Covid-19 nesta segunda-feira em Barbacena

Imunização será realizada na Sesap através do sistema drive-thru

Os idosos a partir de 90 começarão a ser vacinados contra à Covid-19 a partir desta segunda-feira (15), em Barbacena. A informação foi dada em uma live realizada pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), que contou com a presença do secretário da pasta, o médico Arinos Brasil Duarte, e da chefe de Vigilância em Saúde, Andressa Guedes Duque.

Essas doses chegaram à cidade na quinta-feira (11). A vacinação acontecerá na própria Sesap, localizada à rua Baronesa Maria Rosa, 378, bairro Boa Morte. No primeiro momento, a imunização acontecerá através do sistema drive-thru, ou seja, a pessoa se vacinará dentro de seu próprio veículo. “Basta comparecer onde será a vacinação, levando um documento de identidade (original e cópia), o endereço de sua residência e o CNS e/ou CPF (original e cópia)”, explica o secretário Arinos Brasil.

A vacinação para os idosos a partir de 90 anos, via drive-thru, se estenderá até terça-feira (16) de 14 às 17 horas. No veículo, essencialmente deverão estar apenas o motorista e o(s) idoso(s) a serem vacinados, e em caso de necessidades especiais, apenas um acompanhante.

Idosos acamados, domiciliados e com dificuldade de mobilidade

Os familiares dos idosos a partir de 90 anos que estão acamados/domiciliados e que não possuem condições de locomoção – veículo próprio – para vacinação através do drive-thru, devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para que a vacinação seja realizada em domicílio. O momento da vacinação será acompanhada por um agente de saúde da unidade, que estará juntamente com o vacinador. A vacinação acontece para esse público entre os dias 15 à 19 de fevereiro, de 08 às 12 horas.

Já na zona Rural, esses públicos poderão ser vacinados nas seguintes datas e horários: 17/02 a partir 14h (Padre Brito); 18/02 a partir 14h (Correia de Almeida e Torres); 19/02 das 08 às 12h (Pinheiro Grosso e Senhora das Dores). A população deve ficar atenta, pois não haverá vacinação na própria UBS.

Profissionais de Saúde

A vacinação para profissionais de saúde acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro, também por drive-thru, de 09 às 17 horas, também na Sesap. A vacinação será em conformidade com as doses disponíveis, para os seguintes profissionais: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Esses profissionais precisam comprovar vínculo empregatício ativo, através de CTPS, Contrato de Trabalho, CNES, MEI. É também necessário que leve a Carteira do Conselho de Classe (original e cópia) e a CNS e/ou CPF (original e cópia).

 Calendário de vacinação

Durante a live, a chefe de Vigilância em Saúde, Andressa Guedes, também explicou que os calendários de vacinações seguem as recomendações dos programas nacionais de imunizações. “Em conformidade com o que a gente recebe a indicação dos grupos, a gente sinaliza o calendário. Então não há um calendário fixo de vacinação”, afirmou ela.

O secretário municipal de Saúde, Arinos Brasil também explicou os trâmites da chegada da vacina. “Essas vacinas não dependem da gente, dependem da disponibilidade com que elas são repassadas pela Secretaria de Saúde. Elas chegam em Brasília e seguem para Belo Horizonte antes de serem repassadas ao município. Essa é uma demanda de todo o país, na medida que a gente recebe (os imunizantes), nós repassamos à população”, pontuou.

Fura-filas

Outro tema abordado foi sobre os chamados “fura-filas” da vacinação contra à Covid-19. “É uma coisa triste, as pessoas aproveitarem o momento tão difícil para tirar proveito de uma situação. Aqui na secretaria, em um trabalho interno, nós já estamos fazendo essa apuração junto com o Ministério Público. Essas pessoas que tomaram a dose que não fazem parte do grupo que trabalha com à Covid serão penalizadas. Inclusive já está sendo feito uma investigação e tomaremos as providências para que essas pessoas paguem pelo o que elas fizeram furando a fila”, o secretário.

Live completa

A live explicativa, com as dúvidas da população, está disponível no canal oficial da Prefeitura Municipal de Barbacaena (PMB), no Youtube. Confira na íntegra no endereço https://www.youtube.com/watch?v=csWDOWayNn0

(Fonte: Site PMB)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *