Laudo da Funed confirma morte por febre amarela em Barbacena

Paciente era da cidade e morreu na Santa Casa na quinta-feira passada

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) confirmou nesta terça-feira, 30, através de laudo, que a morte do pedreiro Adriano, que morava no bairro de Fátima, em Barbacena, e trabalhava na Colônia Rodrigo Silva, zona rural do município, foi mesmo causada por febre amarela. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (SESAPS), através de uma nota da Sala de Situação Emergencial de Barbacena.

Adriano tinha 42 anos e deu entrada no Hospital Regional na noite do dia 21 de janeiro, domingo. Na manhã seguinte, segunda-feira, ele foi transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Santa Casa de Misericórdia em estado grave. Três dias depois, manhã de quinta-feira, 25, ele morreu de falência múltipla de órgãos e febre hemorrágica.

Mais três pessoas que estavam internadas no Hospital Regional de Barbacena com suspeita da doença faleceram nos últimos dias, todos do sexo masculino – uma da cidade de Senhora de Oliveira, uma de Piranga e uma de Ouro Branco. As causas deste três óbitos são as mesmas de Adriano, ou seja falência múltipla de órgãos e febre hemorrágica. Os laudos destas mortes ainda não foram enviados pela Funed, mas tudo indica que deverá ser febre amarela.

De acordo com a SESAPS, 12 pacientes ainda estão internados no Hospital Regional de Barbacena com suspeita da doença, dois deles são de Barbacena, seis de Piranga, um de Desterro do Melo, um de Cipotânea, um de Conselheiro Lafaiete e um de Ouro Branco.

 

Cronograma de vacinação

 

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou a vacinação contra a febre amarela em Barbacena. A SESAPS está realizando uma varredura de casa em casa, com o intuito de verificar quem ainda não se vacinou e aplicar a dose única. Para fortalecer os trabalhos, o cronograma de vacinação na zona rural foi alterado. Equipes de enfermagem e agentes comunitários de saúde estão percorrendo todas as regiões para atender os moradores. Confira no endereço http://barbacena.mg.gov.br/2/noticias/?id=6142 o cronograma atualizado de vacinação na zona rural de Barbacena.

 

Situação em Minas

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta terça-feira, 30, um boletim atualizado sobre a febre amarela em Minas Gerais. De acordo com a SES, 36 pessoas já morreram no estado de dezembro até agora e nenhuma delas havia sido vacinada. No boletim não consta a morte do barbacenense Adriano, confirmada hoje, o que faz subir para 37 as vítimas fatais no estado. Na semana passada eram 29 óbitos, ou seja, em uma semana foram registradas mais oito mortes em MG.

Ainda segundo a SES, Minas tem 81 casos confirmados da doença. Deste total, 77 são homem e quatro mulheres. A média de idade para as mortes registradas até agora é de 41 anos. A maioria dos óbitos – dois terços – foi em hospitais da região metropolitana de Belo Horizonte.

Total Page Visits: 1537 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *