Mais de 11 toneladas de lixo eletrônico são recolhidas em Barbacena

Campanha foi realizada no último sábado na Praça dos Andradas

Com objetivo de destinar corretamente o material eletrônico acumulado pela população em suas casas, escritórios e empresas, foi realizada no último sábado, 16, na Praça dos Andradas, centro de Barbacena, uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico. A iniciativa foi da Prefeitura Municipal e das empresas Net-Rosas e e-Ambiental.

Segundo os organizadores, foram arrecadadas mais de 11 toneladas de material eletrônico, entre computadores, monitores, televisores, celulares, aparelhos de DVD e de som, telefones, baterias, jogos, brinquedos e muitos outros. Os aparelhos que ainda estiverem em condições de uso serão doados para entidades filantrópicas de Barbacena e Juiz de Fora. Já o material que não for aproveitado será enviado para reciclagem.

O número de barbacenenses que aderiram à iniciativa surpreendeu a organização da campanha. Centenas de pessoas passaram pela praça durante a realização do movimento e descartaram todo o lixo eletrônico que havia em suas casas, sem ter que pagar nada para isto. Mesmo aqueles que não tinham nada para jogar fora apoiaram a campanha.

Esta foi a primeira grande ação realizada no município para que a população descarte corretamente o lixo eletrônico guardado em casa ou no local de trabalho. A campanha deverá acontecer novamente em pelo menos mais três oportunidades em 2018.

 

Descarte correto

 

De acordo com o Programa para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU), a quantidade de lixo eletrônico descartado neste ano em todo o mundo deve chegar a 50 milhões de toneladas. Um recente relatório divulgado pela ONU aponta que entre 60% e 90% dos resíduos eletrônicos de todo o planeta são comercializados ilegalmente ou jogados de forma incorreta no lixo, ocasionando graves problemas ambientais e sanitários.

(Fonte: Site/PMB)

A campanha arrecadou mais de 11 toneladas de lixo eletrônico (Foto: Comunicação/PMB)
Total Page Visits: 1263 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *