Mais de 7 mil candidatos devem fazer as provas do Enem em Barbacena no próximo domingo

Exame é a principal porta de entrada para as universidades federais e será aplicado em todo o país nos dias 4 e 11 de novembro

Mais de 7 mil pessoas devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Barbacena, nos dois próximos domingos, dias 4 e 11 de novembro. O exame é realizado em todo o país e é a principal porta de entrada para as universidades federais.

Em Barbacena, as provas serão aplicadas em 16 escolas do município (confira a lista no final da matéria). Os portões serão abertos às 12 horas e fechados pontualmente às 13 horas. O início das provas está marcado para às 13h30 e o término para às 19 horas no dia 4, e 18h30 no dia 11, seguindo o horário oficial de Brasília.

Os candidatos devem ficar atentos para o horário de verão, que começa a zero hora de domingo, 4. Os relógios serão adiantados em uma hora e a organização do Enem avisa que quem chegar após o fechamento dos portões não poderá entrar para fazer as provas em hipótese alguma.

Neste domingo, 4, serão aplicadas as provas de Linguagens (45 questões), Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas (45 questões) e Redação. Já no dia 11 os candidatos farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática, ambas com 45 questões.

O que levar no dia das provas

As pessoas que farão o Enem precisam imprimir a “declaração de comparecimento” para apresentar no primeiro dia de provas. Esta declaração já está disponível na Página do Participante. Ela pode ser útil para, por exemplo, quem precisa justificar a falta no trabalho. No dia da prova, o candidato deve levar o documento impresso e colher assinatura do fiscal da sala. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. A primeira já está disponível para download e a partir do dia 5 de novembro será liberada a declaração referente ao segundo dia do Enem 2018. Os candidatos devem apresentar também no dia da prova documento de identificação oficial com foto. Outro detalhe importante é que só será permitido a utilização de caneta preta de material transparente.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Criado em 1998, o Enem é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como em algumas universidades no exterior.

O Enem é o maior exame vestibular do Brasil (reconhecido oficialmente pelo RankBrasil – Recordes Brasileiros) e o segundo maior do mundo, atrás somente do Gāo Kǎo, o exame de admissão do ensino superior da República Popular da China.

A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsa integral ou parcial em universidade particular através do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para obtenção de financiamento através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Confira abaixo a lista dos 16 locais onde serão aplicadas as provas do Enem em Barbacena.

Colégio Tiradentes da PMMG

Escola Estadual Amílcar Savassi

Escola Estadual Henrique Diniz

Escola Estadual Embaixador José Bonifácio

Escola Estadual São Miguel

Escola Estadual Adelaide Bias Fortes

Escola Estadual Professor João Anastácio – Polivalente

Escola Estadual Professor Soares Ferreira

Escola Municipal Embaixador Martin Francisco – CAIC

Ensino Profissionalizante Ltda – Aprendiz

Gestão Educacional Nogueira e Sad Ltda – UNIUBE/CECON

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF) – prédio sede

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF) – prédio anexo

Instituto Imaculada Conceição

Instituto Maria Imaculada – Salesianas

SENAI

Total Page Visits: 1221 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *