Mais três mortes por Covid e 86 novos casos da doença são registrados em Barbacena em 24 horas

Reunião nesta terça-feira deve decidir se o município entra da onda vermelha do programa Minas Consciente

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Mais três mortes causadas por infecção relacionada ao novo Coronavírus (Covid-19) foram registradas em Barbacena nas últimas 24 horas, sendo uma de morador da cidade e duas de pacientes de outros municípios que estavam internados em hospitais locais. Com estes novos números, sobe para 30 os óbitos causados pela doença em moradores de Barbacena e para 21 os de pessoas de outras cidades, totalizando 51 mortes até o momento. Estes números estão no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), divulgado na noite desta segunda-feira (21).

É bom ressaltar que os dados de outras cidades são apenas divulgados e não computados no boletim local. No entanto, os óbitos de pacientes destes municípios vizinhos ocorreram em hospitais locais e, por isso, podem ser somados aos de moradores de Barbacena.

O boletim da Sesap mostra também que foram confirmados mais 86 novos casos de Covid no município em apenas um dia (de domingo para ontem, segunda-feira), subindo de 1.657 para 1.743 o total de infectados. Este é o maior número de casos registrados em Barbacena num intervalo de 24 horas desde o início da pandemia, em março, ultrapassando os 83 ocorridos durante o surto de Coronavírus na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), no mês de maio. Dos 1.743 infectados, 1.636 pacientes se curaram da doença.

Além do aumento de óbitos e de casos, o boletim da secretaria registra que, no momento, 33 pacientes estão internados em hospitais de Barbacena com Covid, sendo 11 de moradores da cidade e 22 de outros municípios. Em isolamento domiciliar, com diagnóstico confirmado, estão 66 pessoas.

Quanto às notificações por suspeita de Coronavírus, Barbacena já ultrapassou as sete mil. Segundo a Sesap, são 7.226 notificações, sendo que 1.734 exames apresentaram resultado positivo (casos confirmados), 2.394 deram negativo e 2.281 pacientes cumpriram isolamento e não apresentaram sintomas de Covid. Em monitoramento estão 786 pessoas e ainda existem 20 internações de pacientes com suspeita da doença, além de dois óbitos que estão sendo investigados.

Cidade pode regredir para a onda vermelha do programa Minas Consciente

Uma reunião que deverá ocorrer ainda hoje, terça-feira (22), no período da tarde, deverá decidir se Barbacena vai continuar da onda amarela do programa Minas Consciente ou se vai regredir para a onda vermelha, onde apenas os serviços essenciais poderão funcionar. O município registrou mais de 400 casos de Coronavírus apenas nestes 21 dias do mês de dezembro. São cerca de 430 registros até agora, o que corresponde a mais de 20 casos por dia. Dezembro já o mês onde mais pessoas se infectaram com o vírus na cidade desde o início da pandemia.

Na semana passada, o Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo de Minas, classificou a macrorregião Centro-Sul do estado, onde Barbacena é uma das cidades pólo, na onda vermelha do Minas Consciente. No entanto, a secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornelas de Araújo, divulgou um vídeo onde afirmou que, em respeito ao comércio local, devido à proximidade do Natal, o governo municipal resolveu manter a cidade na onda amarela pelo menos até o dia 26. No mesmo vídeo, a secretária alertou que se o número de óbitos e de casos continuasse a crescer, o município poderia entrar na onda vermelha a qualquer momento.

Abaixo, os dois últimos boletins da Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *