Novo fórum de Barbacena deverá começar a ser construído ainda este ano

TJMG republicou esta semana o edital de licitação para escolha da empresa que vai executar a obra

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) republicou, na edição de quarta-feira (30), do Diário do Judiciário eletrônico (DJe), o edital de licitação para a escolha da empresa que vai construir o novo fórum da Comarca de Barbacena. De acordo com o tribunal, a obra vai custar R$ 39 milhões e será executada em um terreno de 7 mil metros quadrados, no bairro Monsenhor Mário Quintão. O prédio terá capacidade para abrigar 13 varas, em seis pavimentos, com acessibilidade plena, vagas para 121 veículos, além de motocicletas e bicicletas.

O primeiro edital foi publicado em novembro de 2020 e a licitação foi homologada em janeiro deste ano. Porém, a empresa vencedora desistiu da execução e nova licitação foi realizada.

Para o desembargador Doorgal Borges de Andrada, integrante da 4ª Câmara Criminal do TJMG, o novo fórum será motivo de orgulho para os profissionais do Direito e para a comunidade. “O edital para início das obras do novo prédio do fórum de Barbacena é, para todos os juízes e demais profissionais do Direito daquela comarca, motivo de enorme orgulho e satisfação. Esses são os sentimentos da comunidade. Sabemos que, infelizmente, o prédio atual ficou ultrapassado, tanto no espaço físico e na localização, quanto na forma como está estruturado”, disse Andrada, que se considera um barbacenense adotivo e de coração, uma vez que seus pais, avós e bisavós são da cidade.

O magistrado acredita que o novo prédio, um edifício amplo, localizado fora do centro da cidade, trará outros benefícios e soluções, como amenizar os problemas de estacionamento e melhorar o trânsito. “Passei minha infância e juventude em Barbacena. Estudei na cidade, lá advoguei, me casei e foi onde nasceram os meus filhos. Até hoje frequento a cidade, o que torna a notícia do novo fórum ainda mais significativa para mim”, afirmou.

Com a republicação do edital, a previsão é que a obra comece em outubro deste ano e o fórum seja concluído até dezembro de 2023. “O Tribunal de Justiça, honrando o compromisso com a comarca e suas necessidades, republicou o edital, buscando atuar com celeridade para resolver todas as pendências da licitação anterior”, afirmou o juiz auxiliar da Presidência, Jair Francisco dos Santos, responsável pela coordenação da área de engenharia e de obras do TJMG.

Segundo o diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, Marcelo Junqueira, a construção do novo prédio para a Comarca de Barbacena possibilitará melhores condições de trabalho e segurança para magistrados, servidores, colaboradores e, principalmente, para os cidadãos, que são os usuários da Justiça.

(Fonte: TJMG)

O novo fórum de Barbacena terá acessibilidade plena e capacidade para 13 varas, distribuídas em seis pavimentos (Imagens: Divulgação/TJMG)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *