Número de infectados por Covid-19 volta a crescer em Barbacena, após leve queda

Óbitos já somam 87 entre moradores da cidade e 66 de pacientes de outros municípios que faleceram com a doença em hospitais locais

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Os casos de infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19) voltaram a crescer em Barbacena no início desta semana, após um pequeno período de baixa. Apenas nos últimos dois dias foram registrados 155 novos casos na cidade, sendo 74 na segunda-feira (08) e 81 ontem, terça-feira (09), segundo os boletins diários da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap). Com isso, os casos de Coronavírus em Barbacena já estão se aproximando de quatro mil. No momento, são 3.898 confirmações de Covid-19 no município, informa a Sesap. Já as pessoas que se curaram da doença somam 3.664.

Embora tenha sido registrado aumento dos casos os últimos dois dias, os leitos dos hospitais da cidade que atendem pacientes com Covid não registram superlotação. A maioria dos infectados está em isolamento domiciliar.

De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde, referente à ocupação das unidades hospitalares, atualizado agora há pouco, às 11h13 desta quarta-feira (10), dos 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) oferecidos nos hospitais locais, 20 estão ocupados e 10 ainda permanecem disponíveis. Já os leitos clínicos há apenas 10 ocupados e 36 estão liberados para internação. Na Policlínica Maternidade (IMAIP) ainda existe uma ala de suporte ventilatório com 15 leitos para pacientes com o vírus, sendo que seis deles estão ocupados no momento.

Do total de internações, 15 pacientes são de outras cidades, uma vez que Barbacena é referência em saúde para a microrregião. Segundo a Sesap, ainda há mais três pessoas hospitalizadas no município com suspeita da doença.

Óbitos

O número de pessoas que residem em Barbacena e morreram por causa de complicações relacionadas à Covid-19 já chegou a 87. Se somar os óbitos de pacientes de outras cidades que foram atendidos em hospitais locais, o total de vidas perdidas dentro do município é de 153 desde o início da pandemia, há um ano.

Notificações

As notificações relacionadas ao novo Coronavírus em Barbacena já atingiram 12.411, segundo o último boletim da Sesap. Deste total, 3.898 exames apresentaram resultado positivo (casos confirmados), 3.286 deram negativo e 4.905 pessoas cumpriram isolamento domiciliar e não apresentaram sintomas da doença.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde Pública divulgou, também às 11h13 de hoje, quarta-feira, um boletim atualizado da vacinação contra Covid-19 em Barbacena. No no momento, segundo o boletim, 6.209 pessoas já receberam a primeira dose da vacina no município e 3.009 já foram imunizadas com a segunda dose.

A vacinação na cidade está seguindo os protocolos do Programa Nacional de Imunização (PNI). As doses que estão sendo aplicadas são da Coronavac e da Astrazeneca/Oxford.

Confira abaixo os boletins divulgados pela Sesap.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *