ÓBITOS EM ALTA – Cinco pessoas perderam a vida em Barbacena por causa da Covid nesta terça-feira

Cidade ainda teve mais 99 casos confirmados da doença, aponta o boletim da Secretaria Municipal de Saúde

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Barbacena (Sesap) trouxe um número alarmante nesta terça-feira (08). De acordo com a publicação no site da Prefeitura no final da tarde, foram registradas cinco mortes por complicações relacionadas à Covid-19 na cidade em 24 horas, um crescimento que causa preocupação e coloca em alerta todas as autoridades de saúde do município. Além dos cinco óbitos, o boletim mostra que ainda há outros seis que estão sendo analisados com suspeita de terem sido por Covid.

Este foi o segundo maior número de mortes causadas pela doença em apenas um dia em Barbacena. O recorde foi no dia 6 de maio do ano passado, quando oito pessoas residentes na cidade perderam a vida por causa de infecção pelo novo Coronavírus. Naquele dia ainda foram registradas outras quatro mortes de pacientes de outros municípios que estavam internados em hospitais locais, totalizando 12 óbitos em apenas 24 horas.

Com mais estas cinco mortes registradas ontem, Barbacena passa a contar agora com 322 óbitos de pessoas que moravam na cidade, além dos 247 de pacientes de municípios vizinhos que faleceram em hospitais locais, o que totaliza 569 vidas perdidas por Covid-19 dentro do território barbacenense.

O boletim da Sesap informa ainda que foram registrados mais 99 casos da doença em Barbacena nesta terça-feira, aumentando para 12.713 casos confirmados. Deste total, 12.064 pessoas conseguiram se recuperar e estão curadas.

Hospitalização

Dos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid existentes atualmente em Barbacena – 10 na Policlínica (IMAIP) e 10 na Santa Casa de Misericórdia – apenas dois estão disponíveis nesta última unidade hospitalar. Já os leitos clínicos, dos 24 oferecidos nos dois hospitais, 18 estão ocupados.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou também como anda a vacinação contra o novo Coronavírus em Barbacena. Segundo a Sesap, 108.975 pessoas já tomaram a primeira dose do imunizante, o que representa 78,36% do total da população do município. Com a segunda dose ou dose única são 107.117 barbacenenses (77,02%). Com a terceira dose, 47.832 pessoas já foram imunizadas, o que corresponde a 34,39% da população, e com a quarta dose apenas 45 barbacenenses (0,03%).

No boletim, a secretaria incluiu também o número de pessoas imunizadas com o reforço da dose única da Janssen: 2.306, e a quantidade de doses pediátricas aplicadas em crianças de 05 a 11 anos: 3.613.

Confira abaixo os últimos boletins divulgados pela Sesap.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.