ONDA VERDE – Barbacena poderá ter mais flexibilização a partir deste sábado

Apesar da autorização do avanço para a Onda Verde do plano Minas Consciente, cidade registrou mais uma morte por Coronavírus nesta quinta-feira

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O Governo de Minas, através do Comitê Extraordinário Covid-19 autorizou esta semana o avanço da Macrorregião de Saúde Norte e 16 microrregiões do estado para a Onda Verde do plano Minas Consciente, criado para garantir a retomada segura e responsável da economia nos municípios. A medida foi tomada na quarta-feira, após as localidades manterem bons índices durante 28 dias em que estavam na onda amarela, e entrará em vigor neste sábado (05).

Entre as 16 microrregiões autorizadas a avançar para a Onda Verde está a de Barbacena. Embora a Macrorregião Centro-Sul ainda esteja na Onda Amarela do plano do governo, alguns municípios destas microrregiões, incluindo Barbacena, poderão aderir ao último nível do plano, que autoriza a volta de atividades como cinemas, zoológicos, parques de diversão, produção teatral e de dança, bares com entretenimento, shows, discotecas, feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, dentre outras. A abertura dos estabelecimentos deve respeitar os protocolos de segurança e o decreto estadual que restringe a lotação máxima de até 30 pessoas por ambiente.

O governador Romeu Zema (Novo) destacou que o grupo foi criterioso para permitir o avanço e que a saúde dos mineiros continua sendo prioridade em todas as decisões. “Estamos muito satisfeitos porque, pela primeira vez, uma macrorregião vai ser incluída na onda verde, que já permite o retorno de quase todas as atividades, desde que seguidos os protocolos de segurança. Vale lembrar que, para dar esse passo, é necessário que a região esteja em uma situação segura, com casos sob controle há pelo menos quatro semanas. E a região Norte cumpriu esse requisito”, disse Zema.

Em relação aos municípios das microrregiões do estado autorizados a avançar para a Onda Verde, o governador informou que, embora a orientação seja para o avanço, a decisão ficará por conta dos prefeitos.

No caso da microrregião de Barbacena, a decisão ainda será tomada hoje, sexta-feira (04), após reunião entre prefeitos, Superintendência Regional de Saúde e Ministério Público. Existe a possibilidade da microrregião se manter na Onda Amarela por suspeita de falta de medicamentos para pacientes internados nos CTIs.

Mais um óbito por Covid em Barbacena

Apesar da autorização para Barbacena avançar para a Onda Verde do programa Minas Consciente, o município registrou mais uma morte pelo novo Coronavírus (Covid-19) nesta quinta-feira (03), conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), aumentando para 13 os óbitos causados pela doença.  

A secretaria confirmou também mais 12 casos de Coronavírus na cidade, subindo para 720 o número de pessoas que foram contaminadas. Já os pacientes que curaram da doença somam 675, outros 27 estão em isolamento e seis hospitalizados.

Ainda segundo o boletim da Sesap, as notificações por suspeita de Covid em Barbacena chegaram a 3.587, sendo que 2.553 foram descartadas: 1.099 exames apresentaram resultado negativo e 1.454 pacientes cumpriram isolamento e foram liberados. Entre os casos suspeitos, 310 pessoas estão em monitoramento e quatro internadas.

Além dos 13 óbitos registrados pela Secretaria Municipal de Saúde, existem ainda outros sete de pessoas de outras cidades que faleceram em Barbacena de Covid-19, uma vez que o município é referência em saúde na Macrorregião Centro-Sul de Minas Gerais.

Confira abaixo o boletim divulgado pela Sesap nesta quinta-feira.

Total Page Visits: 491 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *