Parceria viabiliza a criação da primeira reserva ambiental de Barbacena

Implementação de uma Área de Proteção Permanente no município será celebrada com o plantio de 4 mil mudas de árvores, neste sábado

Uma parceria entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais, o grupo de teatro Ponto de Partida e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), vai viabilizar a implementação de uma Área de Proteção Permanente (APP) em Barbacena, visando a preservação do meio ambiente. O termo de compromisso foi assinado recentemente e a medida conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais, Prefeitura Municipal e outras instituições.

Para celebrar implantação da primeira reserva ambiental de Barbacena, acontece neste sábado, 28, uma ação coletiva para o plantio de 4 mil mudas de árvores nativas na área onde será a APP, na região da antiga Sericícola. O evento é aberto ao público e o ponto de encontro será a Estação Ponto de Partida, que funciona no conjunto arquitetônico existente no local.

Já confirmaram presença, nesta ação, o IEF, UEMG, grupo Ponto de Partida, Ministério Público de MG – Barbacena, Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA), KFW Bankengruppe, Cooperação Alemã Deutsche Zusammenarbeit, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena (COMPHA), Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), Grupo Escoteiro do Ar Guardião da Mantiqueira, Serviço de Água e Saneamento (SAS), Instituto Federal (IF) de Barbacena, 13ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 3ª Subseção – Barbacena, PROMATA-MG, ARCON-SC, Bituca: Universidade De Música Popular, Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), Laboratório São Lucas e Quatro Digital.

O local que se tornará reserva ambiental tem 22 hectares e é a maior área preservada em zona urbana da região, distante apenas 2,5 quilômetros do centro da cidade. No local existem duas nascentes e riachos que estão poluídos pelo esgoto, por invasões, queimadas, desmatamento e descarte de lixo.

Para o diretor do IEF/MG, Ricardo Loschi, a criação da reserva ambiental em Barbacena é um fato histórico, ”pois reuniu um grande número de entidades públicas, privadas e de voluntários em nome do meio ambiente”. Ele afirma que a medida é de grande importância para a recuperação das nascentes da região que abastecem rios fundamentais para o desenvolvimento do Campo das Vertentes e da Zona da Mata, como o Paraibuna, o Rio Doce, o Rio das Mortes, o Paraíba, o Rio das Velhas e tantos outros.

Finalizando, Ricardo Loschi disse que a Área de Proteção Permanente em Barbacena já está protegida por lei e passará a ser patrimônio da cidade, podendo ser usufruída por todos, ”sempre com todo o cuidado e respeito que a natureza exige”.

O local que se tornará reserva ambiental em Barbacena é a maior área preservada em zona urbana da região (Fotos: Reprodução/Divulgação)
Total Page Visits: 1441 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *