POLÊMICA – Obra do SAS fecha entrada de condomínio no bairro Eucisa, afirmam moradores

Serviço de Água e Saneamento de Barbacena diz que existe outro acesso, que serviço está autorizado e documentado

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Moradores do condomínio Vale do Sol, localizado no bairro Eucisa, em Barbacena, tiveram uma surpresa na manhã desta quarta-feira (15), quando depararam com uma obra do Serviço de Água e Saneamento (SAS), autarquia vinculada à Prefeitura Municipal, na rua Arlindo Camilo Neves, que dá acesso à entrada e saída do condomínio. De acordo com os moradores, máquinas do SAS abriram uma enorme cratera na via (foto) com o objetivo de construir uma rede de esgoto, impedindo o livre acesso da comunidade que vive no local.

A advogada Solange Moreira de Jesus, moradora do condomínio, enviou áudio ao portal Cidade de Barbacena, onde fala da sua indignação com a obra. Segundo ela, a Prefeitura e o SAS não comunicaram aos moradores que fariam o serviço. Solange disse ainda que os operários fecharam a rua e o chefe da equipe afirmou que a obra deverá terminar só no dia 20 de janeiro, ou seja, daqui a cinco dias. “Conversei com um funcionário do SAS aqui, o chefe da equipe, e ele falou que eles estão fechando a rua, que vai esburacar tudo para colocar rede de esgoto e isso vai ficar até o dia 20. Minha mãe precisa ir ao médico e não vai poder sair”, afirmou a advogada. “E o nosso direito de ir e vir?”, questionou ela.

A reportagem Portal CB entrou em contato com o SAS, via telefone. A atendente transferiu a ligação para a ouvidoria da autarquia, que foi atendida pela funcionária Patrícia. Ela disse que iria entrar contato com o chefe da equipe que está realizando a obra e retornaria a ligação.

Pouco tempo depois, Patrícia voltou a falar com a reportagem e confirmou o serviço, mas alegou que existe um outro acesso ao condomínio pelo bairro São Vicente, no Monte Mário. Ela afirmou que o chefe da equipe que está realizando a obra, Sr. Waldecyr, relatou que está sendo construída uma rede de esgoto e que a obra está toda documentada, que tem autorização da SETRAM (Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana), da Guarda Municipal e que foi tudo comunicado.

A moradora Solange de Jesus afirmou que existe, sim, um outro acesso, mas que está totalmente inviável. “O acesso pelo outro lado é péssimo. É uma buraqueira, uma pirambeira que ônibus nem está subindo”, declarou a advogada, relatando ainda que residem pessoas idosas e deficientes (cadeirantes) no condomínio. “Por que não arrumaram a outra via de acesso para não atrapalhar o direito de ir e vir dos moradores? Então é caso de Ministério Público, incluindo aí denuncia na promotoria do idoso, do meio ambiente e do urbanismo”, concluiu a advogada.

O Portal CB tentou entrar em contato na tarde de hoje com o superintendente operacional do SAS, Sr. Diogo, mas foi informado que ele só pode ser encontrado na autarquia na parte da manhã.

Os moradores do condomínio Vale do Sol, no bairro Eucisa, foram surpreendidos com a obra na manhã desta quarta-feira (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Segundo os moradores, a rua Arlindo Camilo Neves foi interrompida para a execução do serviço, que deverá levar cinco dias (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Total Page Visits: 1043 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *