POLÊMICA – Obra do SAS fecha entrada de condomínio no bairro Eucisa, afirmam moradores
Serviço de Água e Saneamento de Barbacena diz que existe outro acesso, que serviço está autorizado e documentado
Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB
Moradores do condomínio Vale do Sol, localizado no bairro Eucisa, em Barbacena, tiveram uma surpresa na manhã desta quarta-feira (15), quando depararam com uma obra do Serviço de Água e Saneamento (SAS), autarquia vinculada à Prefeitura Municipal, na rua Arlindo Camilo Neves, que dá acesso à entrada e saída do condomínio. De acordo com os moradores, máquinas do SAS abriram uma enorme cratera na via (foto) com o objetivo de construir uma rede de esgoto, impedindo o livre acesso da comunidade que vive no local.
A advogada Solange Moreira de Jesus, moradora do condomínio, enviou áudio ao portal Cidade de Barbacena, onde fala da sua indignação com a obra. Segundo ela, a Prefeitura e o SAS não comunicaram aos moradores que fariam o serviço. Solange disse ainda que os operários fecharam a rua e o chefe da equipe afirmou que a obra deverá terminar só no dia 20 de janeiro, ou seja, daqui a cinco dias. “Conversei com um funcionário do SAS aqui, o chefe da equipe, e ele falou que eles estão fechando a rua, que vai esburacar tudo para colocar rede de esgoto e isso vai ficar até o dia 20. Minha mãe precisa ir ao médico e não vai poder sair”, afirmou a advogada. “E o nosso direito de ir e vir?”, questionou ela.
A reportagem Portal CB entrou em contato com o SAS, via telefone. A atendente transferiu a ligação para a ouvidoria da autarquia, que foi atendida pela funcionária Patrícia. Ela disse que iria entrar contato com o chefe da equipe que está realizando a obra e retornaria a ligação.
Pouco tempo depois, Patrícia voltou a falar com a reportagem e confirmou o serviço, mas alegou que existe um outro acesso ao condomínio pelo bairro São Vicente, no Monte Mário. Ela afirmou que o chefe da equipe que está realizando a obra, Sr. Waldecyr, relatou que está sendo construída uma rede de esgoto e que a obra está toda documentada, que tem autorização da SETRAM (Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana), da Guarda Municipal e que foi tudo comunicado.
A moradora Solange de Jesus afirmou que existe, sim, um outro acesso, mas que está totalmente inviável. “O acesso pelo outro lado é péssimo. É uma buraqueira, uma pirambeira que ônibus nem está subindo”, declarou a advogada, relatando ainda que residem pessoas idosas e deficientes (cadeirantes) no condomínio. “Por que não arrumaram a outra via de acesso para não atrapalhar o direito de ir e vir dos moradores? Então é caso de Ministério Público, incluindo aí denuncia na promotoria do idoso, do meio ambiente e do urbanismo”, concluiu a advogada.
O Portal CB tentou entrar em contato na tarde de hoje com o superintendente operacional do SAS, Sr. Diogo, mas foi informado que ele só pode ser encontrado na autarquia na parte da manhã.

