Prefeitura decreta ‘Situação de Emergência’ por causa do temporal nos distritos de Correia de Almeida e Costas

Prefeito Carlos Du passou o dia de ontem nos locais atingidos pela tempestade

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

A Prefeitura de Barbacena decretou Situação de Emergência no município, devido às fortes chuvas que caíram no início da madrugada de ontem, terça-feira (12), na região dos distritos de Correia de Almeida e Costas. O temporal destruiu imóveis e deixou várias pessoas desalojadas.

O decreto foi publica na noite desta terça-feira no Diário Oficial do Município. De acordo com a Prefeitura, a medida abre caminho para buscar auxílio dos governos estadual e federal para as famílias prejudicadas pela tempestade.

O prefeito de Barbacena, Carlos Augusto do Nascimento, o Carlos Du (MDB), passou o dia de ontem nos locais atingidos, para dar apoio aos moradores e tomar as medidas necessárias. O chefe do Executivo Municipal sobrevoou a área atingida num helicóptero da Polícia Militar (PM), para ter uma dimensão dos estragos na região.

No início da noite, órgãos da Defesa Civil, equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (PM) se reuniram com o prefeito no salão de uma igreja, em Correia de Almeida, para traçar um plano de ação de apoio às comunidades atingidas. O encontro contou também com alguns secretários municipais e vereadores. Foi montada uma estrutura para o Sistema de Comando de Operação (SCO), pela Defesa Civil Estadual, onde foram traçadas ações e estratégias.

O Serviço de Água e Saneamento (SAS) e a Secretaria Municipal de Obras estão realizando ações de limpeza e reparo nos locais atingidos. Estão sendo feitos também mapeamentos das estradas que foram danificadas. O SAS solicita a população que economize água, uma vez que o sistema de abastecimento foi comprometido.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a tempestade, classificada pela corporação como tromba d’água, deixou 103 pessoas desalojadas, uma desabrigada e uma ferida. Trinta e três residências foram atingidas.

Solidariedade

Foram montados em Barbacena alguns pontos de doação para as pessoas atingidas pelo temporal nos distritos de Correia de Almeida e Costas. As pessoas podem doar alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene e limpeza, fraldas, roupas e outros utensílios pequenos na Câmara Municipal, na Praça dos Andradas, e também na Tecomsat e Paiva Parafusos (Av. Olegário Maciel), Unique (Barbacena Shopping), Alumitech (Av. Prefeito Simão Tamm Bias Fortes) e Sin Sexy (bairro São Pedro) e no Batalhão da PM (bairro Santa Cecília). Doações de móveis e colchões podem ser entregues na Secretaria Municipal de Assistência Social, na Praça Conde de Prados (Jardim do Globo), antigo Posto de Saúde, no Centro.

Uma equipe da Polícia Civil (PC) está percorrendo outros pontos de arrecadação para recolher doações em bairros. As viaturas passarão hoje, amanhã e sexta-feira nos bairros Boa Morte (praça), Jardim (igreja São Judas Tadeu), Campo (Praça dos Brinquedos), Boa Vista (igreja), Santa Cecília (quadra), São Sebastião (igreja), São Pedro (supermercado Serra Azul) e Santo Antônio (igreja).

Ainda na tarde de ontem, o prefeito Carlos Du recebeu as primeiras doações que chegaram a Correia de Almeida. Ele ajudou a descarregar o caminhão e pediu a população que ajude os moradores dos distritos atingidos pela tempestade. “A gente pede a você que nos ajude. Nós temos um ponto de coleta, que é na Câmara Municipal, onde nós estamos recebendo doações de água, fralda, matérias de limpeza, roupas, alimentos, enfim tudo. Tiveram pessoas aqui que perderam tudo e nessa hora precisamos nos unir, porque quem está aqui sofrendo é gente como nós”, afirmou o prefeito.

O temporal alagou ruas e invadiu casas em Correia de Almeida
O prefeito Carlos Du sobrevoou o local…
…para ter uma dimensão dos estragos causados
Carlos Du ainda ajudou a descarregar o caminhão com as primeiras doações (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *