QUEIMADAS – Sucessivos incêndios mobilizaram o Corpo de Bombeiros de Barbacena nesta terça-feira

Uma pessoa foi presa após colocar fogo em plantação num sítio localizado entre os bairros Santo Antônio e São Francisco

O Corpo de Bombeiros de Barbacena registrou na tarde desta terça-feira, 03, vários incêndios na cidade, causados por queimadas, e prendeu uma pessoa em flagrante.

De acordo com os militares, os casos aconteceram de forma sucessiva e o primeiro deles foi por volta das 12h30, em um sítio localizado entre os bairros Santo Antônio e São Francisco, quando um lavrador de 61 anos foi preso após atear fogo em uma plantação. O proprietário do sítio ainda tentou conter o homem, mas o fogo propagou e atingiu outras vegetações existentes no local. O lavrador disse para os bombeiros que entrou no sítio sem a permissão do dono para retirar uns pés de cana de açúcar e acabou provocando o incêndio, que destruiu a plantação do proprietário, atingiu bambuzais e se propagou para propriedades vizinhas, dentre as quais a comunidade terapêutica Rosa de Saron, onde há uma extensa área de mata, que também foi atingida. Depois de muito trabalho, os bombeiros conseguiram controlar o fogo.

Como o incêndio atingiu área protegida, mata nativa, nascente de água e ainda ameaçava o Córrego das Pombas, que corta a propriedade, foi acionada a equipe da Polícia de Meio Ambiente, que adotou as medidas cabíveis, uma vez que a situação se enquadra na competência daquele órgão.

A polícia não divulgou o nome do lavrador que ateou fogo no local, apenas informou que ele foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia.

BR-040

Um outro caso de queimada foi registrado às margens da BR-040, próximo ao trevo de acesso à CEASA. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fluxo de veículos chegou a ficar prejudicado até que as chamas fossem controladas, o que ocorreu de maneira rápida.

Distrito de Palmito dos Carvalhos

Por volta das 16 horas, os bombeiros compareceram em uma fazenda no distrito de Palmito dos Carvalho, onde também houve um incêndio que atingiu uma extensa área de serra, destruindo mais de 500 pés de banana, além de atingir mananciais de água e mata nativa. A área atingida, segundo os militares, foi de aproximadamente três hectares.

Bairros Nova Suíça e Caiçaras

Já no bairro Nova Suíça o fogo quase atingiu carros e uma casa. No final da tarde desta terça-feira, por volta das 18 horas, equipes do Corpo de Bombeiros foram até uma rua do bairro onde um incêndio em um lote vago estava se propagando e ameaçando uma residência e três carros que estavam em uma garagem. Os militares conseguiram controlar as chamas rapidamente com o uso de 500 litros de água.

No mesmo instante que os bombeiros combatiam o fogo no Nova Suíça, moradores do bairro Caiçaras ligaram para a corporação informando que havia dois incêndios em lotes vagos nas ruas Paraopeba e Tapajós, que ameaçavam residências. As chamas chegaram a ser vistas em diversos pontos da cidade. A equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas antes que atingissem os imóveis. A área queimada chegou a 400 metros quadrados.

Em um sítio localizado entre os bairros Santo Antônio e São Francisco, uma pessoa foi presa após atear fogo uma plantação; além do Corpo de Bombeiros, foi necessária a presença da Polícia do Meio Ambiente
No bairro Caiçaras, as chamas podiam ser vistas de vários pontos da cidade (Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Total Page Visits: 1336 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *