Segunda edição da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico será realizada no dia 25 em Barbacena

População poderá levar os equipamentos eletrônicos que não são mais utilizados até a Praça dos Andradas

No dia 25 de agosto, sábado, de 9 às 13 horas, a Praça dos Andradas, no centro de Barbacena será palco da segunda edição da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico. O evento tem como objetivo orientar a população para o descarte correto dos equipamentos eletrônicos que não funcionam e não são mais usados, contribuindo, assim, para o meio ambiente.

Todo o material eletrônico não utilizado – aqueles considerados “lixo eletrônico” – poderá ser descartado neste dia. É só levar até à Praça dos Andradas no horário de 9 às 13 horas. Lá haverá ponto de coleta de computadores, monitores, TVs, DVDs, vídeos cassete, PM3/PM4, vídeo games, brinquedos, celulares, baterias, carregadores, calculadoras e outros objetos eletrônicos.

A campanha é realizada pela Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo, Serviço de Água e Saneamento (SAS) e Diretoria de Meio Ambiente; empresas Net Rosas e E-ambiental. Na primeira campanha, em agosto do ano passado, foram arrecadadas cerca de 12 toneladas de lixo eletrônico, número este considerado acima das expectativas. Para este ano, os organizadores esperam arrecadar uma quantidade ainda maior. Todo o material coletado será enviado para reciclagem e o valor obtido será utilizado para compra de cadeiras de rodas. Os equipamentos que estiverem em boas condições de funcionamento serão doados para diversas entidades.

50 milhões de toneladas de lixo eletrônico deverão ser descartados em todo o planeta em 2018

De acordo com o Programa para o Meio Ambiente da ONU (PNUMA), a quantidade de lixo eletrônico descartado este ano em todo o mundo deverá ultrapassar 50 milhões de toneladas.

Um relatório da Global E-Waste Monitor 2017, lançado pela Universidade das Nações Unidas, União Internacional de Telecomunicações e pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos enfatiza o crescente volume de lixo eletrônico e seu descarte e tratamento incorretos por meio de queimadas ou lançamento em lixões, o que acarreta graves problemas sanitários e ambientais.

Na campanha do ano passado foram arrecadadas cerca de 12 toneladas de lixo eletrônico em Barbacena (Foto: Arquivo/CB)
Total Page Visits: 1306 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *