SETEMBRO AMARELO – Passeata em prol da valorização da vida e prevenção ao suicídio reúne centenas de pessoas em Barbacena

Movimento aconteceu na tarde desta terça-feira no centro da cidade

Centenas de pessoas acompanharam na tarde desta terça-feira, 10, no centro de Barbacena, uma passeata em prol da valorização da vida e prevenção ao suicídio. O movimento fez parte da campanha Setembro Amarelo, organizada nacionalmente desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O dia 10 de setembro é considerado oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A passeata em Barbacena contou com a presença de agentes da Polícia Civil – parceira da campanha na cidade -, além professores e estudantes de diversas escolas, apoiadores do movimento e o público em geral. Os participantes se concentraram na Praça Dom Silvério (Rosário), no início da tarde, e por volta das 14h30 seguiram em direção à Praça dos Andradas.

Números no Brasil e no mundo

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por auto extermínio poderiam ser evitadas, dados que reforçam a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela, que é o objetivo da campanha Setembro Amarelo.

O suicídio é a segunda maior causa de mortes de jovens entre 15 a 24 anos, diz pesquisa do Centro de Valorização à Vida (CVV). Só perde para acidentes de trânsito. Os motivos são os mais diversos e muitos casos acontecem impulsivamente em momentos de crise, quando as pessoas têm surtos diante de estresses, problemas financeiros, separações, dores ou doenças. Segundo a OMS, o grupo de risco é o de populações rurais e pessoas que sofrem discriminação.

Confira abaixo alguns momentos a passeata em Barbacena. (Fotos: Paulo Emílio Gonçalves)

Total Page Visits: 1516 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *