Trânsito em mão dupla na região da Ponte Seca já está liberado

Medida visa melhorar o acesso entre as regiões leste e oeste da cidade, mas divide opiniões entre motoristas

A Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram), órgão vinculado à Prefeitura Municipal de Barbacena liberou na última quarta-feira, 20, o trânsito em mão dupla na região da Ponte Seca (rua Monsenhor João Gonçalves), Centro (foto), e na rua Monsenhor José Augusto, que passa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sudeste de MG), no bairro São José, num total aproximado de 900 metros.

De acordo com a Sutram, as alterações foram feitas após várias análises técnicas e o objetivo foi facilitar o tráfego de veículos que vêm da região leste da cidade – bairro São José, rua Cruz das Almas e adjacências – com destino à região oeste – bairros Boa Morte, Santa Tereza e outros. Antes da mudança, estes veículos tinham que passar pela Praça da Estação, subir a rua Primeiro de Maio no trecho que liga a rua Sete de Setembro à avenida Bias Fortes e depois subir toda a avenida Bias Fortes para ter acesso à região oeste.

Os trabalhos de ajuste para a alteração foram realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e duraram cerca de sete dias. Além de pinturas de faixas e colocação de placas, foi construída uma passagem elevada em frente ao Instituto Federal. Já próximo ao trecho que liga as ruas Monsenhor João Gonçalves e Monsenhor José Augusto foram colocados redutores de velocidade para evitar acidentes, uma vez que na junção destas duas vias existe uma curva estreita. A rua Alvarenga Peixoto, que passa atrás do Instituto Federal também sofreu alteração e passou a ter sentido único.

Com a mudança, o tráfego de caminhões e demais veículos pesados ficou proibido em todo o trecho. A Sutram alerta para que os motoristas e pedestres redobrem a atenção na área alterada para evitar acidentes, uma vez que o local é de grande movimento de veículos e pessoas, principalmente de estudantes.

 

Alterações dividem opiniões

 

A reportagem do portal Cidade de Barbacena consultou alguns motoristas que passavam pelo local na manhã deste sábado, 23, e a opinião deles ficou dividida. Alguns alegam que o trânsito de caminhões vai aumentar na rua Sete de Setembro e na região do Pontilhão, uma vez que estes veículos e outros considerados pesados estão proibidos de passar pelas ruas que foram alteradas para ter acesso à BR-040, por exemplo. Já outros concordam com a mudança, alegando que além de facilitar o acesso à região oeste do município, a região da Praça da Estação, onde sempre há congestionamento nos horários de pico, passará a ter um tráfego melhor, o que é um dos objetivos do órgão responsável pelo trânsito em Barbacena.

A rua Monsenhor José Augusto, que passa pelo Instituto Federal Sudeste de MG, agora com mão dupla (Foto: Paulo Emílio)
Foram instalados redutores de velocidade próximo à junção das ruas Monsenhor João Gonçalves e Monsenhor José Augusto (Foto: Paulo Emílio)
Total Page Visits: 1150 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *