Uso de máscaras em locais fechados deixa de ser obrigatório em Barbacena a partir desta quarta-feira

Decisão foi tomada com base no índice de vacinação na cidade

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), anunciou a flexibilização do uso de máscaras também em locais fechados a partir de hoje, quarta-feira (13). Com isso, a obrigatoriedade deixa de existir na maioria dos estabelecimentos. A decisão foi tomada baseada no índice de vacinação na cidade.

De acordo com os dados da Sesap, Barbacena já tem mais 85% da sua população com as duas doses ou dose única da vacina contra Covid-19. Além disso, mais de 63% já receberam a terceira dose ou o reforço.

O decreto nº 9.121, publicado ontem, terça-feira (12), recomenda que os grupos de sintomáticos, positivos (independente de sintomas), pessoas que tiveram contato de caso positivo, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde em atividade permaneçam com as máscaras em locais fechados.

E bom lembrar que a flexibilização não significa que não pode usar a máscara. As pessoas que quiserem ou sentirem que é necessário poderão continuar utilizando a proteção em qualquer lugar.

Para os estabelecimentos escolares, a recomendação segue a Nota Informativa SES/SUBVS nº 2713/2022, da Secretaria de Estado de Minas Gerais. Para esses locais o uso de máscaras passa a ser facultativo, ou seja, também sem a obrigatoriedade.

As decisões têm sido tomadas a partir de análises epidemiológicas para garantir a segurança. No dia 12 de março a obrigatoriedade já havia caído em locais abertos em Barbacena e, apesar da medida, a média móvel de casos continuou em queda, como apresentou um estudo da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

De acordo com o relatório de avaliação do Comportamento da Covid, realizado pelo laboratório de biologia da conservação do IF Sudeste MG, a taxa de transmissão do vírus encontra-se baixo, em 0,53. Na semana anterior essa taxa chegou a atingir 0,28.

Outra observação usada como base foram os índices de outras cidades de porte igual ou maior que Barbacena, que mesmo liberando o uso de máscaras em locais abertos e fechados não apresentaram aumentos significativos nas taxas de transmissão.

(Fonte: Sesap)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.