Variantes do novo Coronavírus são detectadas em Barbacena

Segundo a UFMG e o Ministério da Saúde, cepas do Reino Unido e do Amazonas foram identificadas no município

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Rede Corona-Ômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto Hermes Pardini e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), detectou a presença da variante B.1.1.7 do novo Coronavírus em quatro cidades de Minas Gerais, entre elas Barbacena.

A variante B.1.1.7 é originária do Reino Unido e, segundo cientistas, tem alto potencial de transmissão. Além de Barbacena, que fica no Campo das Vertentes, a cepa foi dectada na capital Belo Horizonte, em Betim (região metropolitana), e em Axará, no Alto Paranaíba. A variante já foi identificada em outras 12 cidades do país: Rio de Janeiro (RJ), Campo dos Goytacazes (RJ), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Primavera do Leste (MT), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Americana (SP), Santos (SP), Valinhos (SP), São Sebastião do Passé (BA) e Barra do São Francisco (ES).

Uma outra variante, a brasileira P1, descoberta no Amazonas, também foi detectada em Barbacena. A informação foi divulgada na tarde de ontem, terça-feira (23), pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com o ministério, em Minas Gerais a P1 foi identificada também em Belo Horizonte, Betim, Uberlândia, Uberaba e Araxá.

Já foram registradas no Brasil, segundo o MS, 204 casos de novas variantes do Coronavírus. Os cientistas já descobriram que as novas cepas são mais contagiosas, porém não há estudos que comprovam que são mais letais. Também ainda não há informações que indicam que estas variantes são imunes às vacinas já existentes.

A Prefeitura de Barbacena informou, por nota, que ainda não recebeu nenhuma notificação ou comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), sobre a presença de novas variantes do Coronavírus no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *