Banda 14 Bis lança música assinada por compositores da cidade de Santos Dumont

Canção “O Sonho de Voar” retrata a trajetória do “pai da aviação” e tem a assinatura dos sandumonenses Fabrício Andrade e Chafic Lays

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

A banda mineira 14 Bis lançou no último sábado (23) uma canção em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorado nesta data, composta pelos músicos Fabrício Andrade e Chafic Lays, da cidade de Santos Dumont.

A canção “O Sonho de Voar” fala sobre a trajetória de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, em busca deste sonho que dá nome à música, que se tornou realidade em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, em París, na França, através do dirigível 14 Bis, criado por ele, que conseguiu decolar por seus próprios meios, percorrer 60 metros no ar durante sete segundos e pousar em segurança.

Após este feito extraordinário, Aberto Santos Dumont, aquele garoto nascido em 1873 em uma fazenda em Cabangu, na cidade mineira que hoje leva seu nome, que observava os pássaros e sonhava em voar, se tornou famoso e admirado no mundo inteiro por ser o único ser humano que havia conseguido decolar, voar e pousar com um aparelho mais pesado que o ar.

Em conversa com o Portal Cidade de Barbacena, Fabrício Andrade, um dos compositores de “O Sonho de Voar”, contou que a canção surgiu há cerca de onze anos. “A ideia de compor O Sonho de Voar foi em 2010, mais ou menos, para homenagear Alberto Santos Dumont, pois não tínhamos conhecimento de nenhuma música que falasse sobre Santos Dumont. Aí eu e Chafic criamos e compusemos a canção”, afirmou Fabrício.

Questionado se o fato dele e de seu parceiro serem da cidade de Santos Dumont influenciou para que eles compusessem canção, Fabrício Andrade respondeu o seguinte: “a gente nasceu e conviveu ouvindo a história de Santos Dumont, então isso influenciou diretamente. Aliás, eu e Chafic temos, na verdade, três músicas que falam de Alberto Santos Dumont. Esta nós mandamos para o 14 Bis e eles adoraram”.

Fabrício explicou também como fez o contato e apresentou a canção à banda mineira. “Eu liguei para os integrantes do 14 Bis e explanei a ideia de fazer esta homenagem a Alberto Santos Dumont. Aí eles pediram que eu enviasse a música para que eles ouvissem. Enviei e eles adoraram. Daí surgiu a gravação”, finalizou o compositor.

A música lançada pelo grupo 14 Bis, além de receber a assinatura de Fabrício Andrade e Chafic Lays, tem ainda a participação do saxofonista Tiago Guimarães.

Assista abaixo o vídeo clipe de “O Sonho de Voar”, com a banda 14 Bis.

Os compositores de “O Sonho de Voar”, Fabrício Andrade e Chafic Lays (Foto: Reprodução/Rede Social)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *