Barbacena terá programação extensa durante a 17ª Semana Nacional do Museu

Evento terá início na próxima segunda-feira e vai até domingo, dia 19

Começa nesta segunda-feira, 13, e vai até domingo, 19, a 17ª Semana Nacional do Museu. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

A edição deste ano terá o tema “Museus Como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. Serão 1.114 instituições de cultura que brindarão o público com 3.222 atividades especiais. A proposta é debater sobre o papel dos museus como centros difusores e receptores de costumes, pensamentos e tradições da cultura brasileira.

Em Barbacena, o Parque Museu Casa de Marcier (foto) promoverá extensa programação cultural na próxima semana, entre os dias 13 e 17 (de segunda a sexta-feira), incluindo exposição de fotografia, apresentação dos trabalhos das escolas em parceria com o Projeto Roda Viva dos Museus, palestras, rodas de conversa, visitas mediadas, oficinas, ações educativas e socioambientais.

Desde o início de 2019, o Projeto Roda Viva dos Museus passou a desenvolver novos subprojetos na Casa de Marcier. A 1ª exposição fotográfica do “Projeto Ver De Olhar”, com o tema “Há poesia no cotidiano” poderá ser apreciada na sede do Museu, no período de 13 a 24 de maio. As fotos são de autoria dos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale. O novo subprojeto é desenvolvido a partir de oficinas de fotografia que são promovidas pelos fotógrafos barbacenenses Deliane Dani, Silvana Sfredo e Wagner Rocha, em diversas escolas das redes públicas municipal, estadual e particular de ensino.

Participarão das visitas mediadas à casa do artista plástico Emeric Marcier, durante a 17ª Semana Nacional de Museus, os alunos e professores das escolas municipais José Felipe Sad, Monsenhor Lopes, Embaixador Martim Francisco, Sebastião Francisco do Vale, Professora Yayá Moreira, Jovelino Jacinto Furtado e Padre Sinfrônio de Castro, além do Apogeu Primeiro Passo, do SESI Barbacena “Oscar Magalhães Ferreira”, do Instituto Maria Imaculada (Salesianas) e do Colégio Imaculada Conceição.

As atividades da 17ª Semana Nacional de Museus têm o apoio da Secretaria de Educação Desporto e Cultura (Sedec), da Diretoria de Meio Ambiente do Serviço de Água e Saneamento (SAS), da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e do Grupo Escoteiro do Ar Guardião da Mantiqueira.

Confira no link abaixo a programação completa da 17ª Semana Nacional do Museu em Barbacena.

(Fonte: Site PMB)

https://drive.google.com/file/d/1DCTsMtgIhtKNMQq_B-U-w2aHUWM6Z5i3/view

Total Page Visits: 1075 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *