Instituto Histórico e Geográfico realiza encontro de pesquisadores em Antônio Carlos

Evento vai reunir historiadores de várias cidades do interior de Minas e tem como objetivo incentivar a pesquisa

Historiadores de várias cidades do interior de Minas Gerais vão se reunir na semana que vem, na cidade de Antônio Carlos, em um evento que tem como principal objetivo incentivar a pesquisa.  O 1º Encontro de Pesquisadores, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico (IHG) da Região Histórica de Guarapiranga, da Borda do Campo e do Pomba, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos e revela a preocupação dos pesquisadores em divulgar seus trabalhos.

Fundado no final do ano passado, num evento na Fundação Porphyria e José Máximo de Magalhães, o IHG tem em seu quadro de membros profissionais de várias áreas que realizam trabalhos de pesquisa de cidades como Barbacena, Antônio Carlos, Carandaí, Barroso, Piranga e São João Del Rei, entre outras. O encontro, que tem como um dos destaques uma visita ao acervo do colecionador André Ferreira, acontece na próxima quarta-feira (16) na Casa da Cultura Prof. Meyre Veloso, com início às 19h30.

“Depois da fundação no ano passado, este será o nosso primeiro encontro. Além  de várias atividades, teremos a formação de grupos de trabalho em várias áreas de pesquisa. O instituto tem como um de seus principais objetivos fomentar a pesquisa científica em nossa região e valorizar a nossa história”, explicou o arquiteto Sérgio Cardoso Ayres, presidente do IHG, que ainda tem em sua direção o pesquisador Edson Brandão e o advogado Alex Guedes dos Anjos. “Além da assembleia geral e um café com prosa, teremos duas palestras. Membros do IHG, a professora Ângela Laguardia vai abordar o tema ‘Mulheres de Palavra’ e o historiador Norberto José de Souza o tema ‘Antônio Carlos: seu povo e sua história’”, afirma Édson Brandão, ressaltando que o IHG busca também sedimentar este trabalho em todas as cidades de sua abrangência. “Vamos realizar encontros desta natureza de dois em dois meses em cidades diferentes”, disse o pesquisador.

(Fonte: Via Real Online)

Os pesquisadores do Instituto Histórico e Geográfico, Edson Brandão e Dione Rodrigo (Foto: Divulgação)
O presidente do IHG, arquiteto Sérgio Cardoso Ayres (Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.