Museu da Loucura apresenta exposição fotográfica que retrata a história psiquiátrica no Brasil

Exposição itinerante “Módulo Fotográfico: Memória da Loucura” ficará aberta para visitação até o dia 28 de junho

Imagens que documentam a trajetória da assistência psiquiátrica do Brasil serão o tema da exposição itinerante “Módulo Fotográfico: Memória da Loucura”, que o Museu da Loucura (foto) apresenta a partir desta sexta-feira, 24, em parceria com o Centro Cultural do Ministério da Saúde e apoio da Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

A exposição reúne parte da trajetória da história psiquiátrica no país, iniciando pelo Rio de Janeiro. As fotos representam um panorama de descuido e isolamento. Nem a inauguração do Hospício de Pedro II em 1852, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro, foi suficiente para resolver o problema do enorme número de pacientes que vinham de todo o território nacional. Em cinco anos a superlotação fez com que o atendimento se degradasse e as instalações ficassem precárias e descuidadas e as condições desumanas dos serviços de saúde mental prevaleceram por mais algumas décadas.

A exposição “Módulo Fotográfico: Memória da Loucura” ficará aberta para visitação até o dia 28 de junho. O Museu da Loucura funciona na rua 14 de Agosto, no bairro Floresta, anexo ao Hospital Regional.

(Fonte: Site/PMB)

Total Page Visits: 1134 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *