Hotel Grogotó encerra atividades em Barbacena com demissão em massa

Unidade hoteleira foi instalada na cidade há 60 anos e anunciou o fechamento de suas portas a partir desta quarta-feira

Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB

O Hotel Senac Grogotó (foto) anunciou nesta quarta-feira (13) o encerramento de suas atividades em Barbacena, a partir desta data, e a demissão em massa de seus funcionários. Os trabalhadores foram comunicados em uma reunião ocorrida na manhã de hoje, quarta-feira.

Em nota oficial, a assessoria de imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) explica os motivos do fechamento, que na verdade foi antecipado, uma vez que o Grogotó já havia anunciado o fim de suas atividades em dezembro de 2019, prevista para acontecer no mês de junho deste ano. Segundo a nota, a antecipação se deu por causa dos impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O atendimento presencial ao público já estava suspenso desde o dia 20 de março passado e não existem mais reservas programadas.

As primeiras demissões no Hotel Senac Grogotó aconteceram em fevereiro deste ano, quando a unidade empregava cerca de 300 funcionários. O número exato de pessoas demitidas com o encerramento das atividades não foi informado pela instituição.

Setor de turismo é um dos mais afetados pela pandemia

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o setor de turismo é um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, registrando perdas de mais de R$ 14 bilhões. A assessoria de imprensa do Senac afirma que “a busca por alternativas para a gestão do empreendimento não foi interrompida, mas o cenário econômico impede a manutenção do espaço até a realização de futuras negociações”.

Ainda segundo a nota oficial emitida pela instituição, alguns funcionários estão sendo incorporados em outras unidades hoteleiras do Senac, de acordo com as possibilidades. Já para os trabalhadores que foram desligados, o Senac em Minas está fornecendo suporte para apoio na recolocação.

As aulas presenciais dos cursos que acontecem na unidade de Barbacena (técnico, superior e aprendizagem), que não podem ser realizadas remotamente, serão retomadas assim que garantidas as condições de saúde dos envolvidos, incluindo as atividades práticas realizadas nos laboratórios e cozinhas pedagógicas. A unidade do Senac no centro de Barbacena continuará em funcionamento. Segundo a instituição, no momento as aulas em todas as escolas do estado acontecem remotamente, por meio de plataforma online, com condução e apoio direto dos docentes e equipe educacional.

Hotel foi instalado em Barbacena em 1960

A história do Hotel Grogotó em Barbacena começa em 1960, quando foi inaugurado pela Hidrominas, na época, órgão do Governo do Estado. Anos depois, o Senac assinou um convênio com a instituição para que ele se tornasse o primeiro hotel-escola da América Latina.

Em 1972, foi reformado e classificado pela Embratur como hotel 4 estrelas. Entre 1974 e 1976, o Hotel Escola Senac Grogotó passou por reformas em suas instalações para poder continuar oferecendo ainda mais conforto aos seus clientes.

O Centro de Convenções do hotel foi inaugurado em 1988. De 2002 a 2003 foi a área de lazer que ganhou uma nova estrutura, com mais descanso e relax para seus hóspedes. Em 2005, a reestruturação do prédio do hotel foi finalizada.

O Hotel Senac Grogotó, que encerra as atividades hoje em Barbacena, possui 83 apartamentos executivos, duas suítes Standard, três suítes Premium, restaurante, American Bar, estacionamento gratuito, Room Service 24 horas, serviços de lavanderia, sala de estar, sala de leitura, piscinas adulto e infantil, piscina interna climatizada com cascata, saunas seca e a vapor, quadra poliesportiva, área de caminhada, sala de ginástica, sala de TV, salão de jogos, salão nobre com piano e lareira, playground, centro de convenções, auditório para 126 pessoas, sala de reuniões, salão de festas e espaço para eventos.

Hotel Senac Grogotó: fim das atividades após 60 anos em Barbacena (Foto: Reprodução)
Total Page Visits: 4404 - Today Page Visits: 3

5 comentários em “Hotel Grogotó encerra atividades em Barbacena com demissão em massa

  • 13/05/2020 em 18:51
    Permalink

    Já tive o privilégio de me hospedar, atendimento excelente. Além disto, qualificava mão-de-obra, possibilitando oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Lastimável perda.

    Resposta
  • 14/05/2020 em 08:11
    Permalink

    Que tristeza um Hotel tradicional,, com muitas histórias, e o pior também número de pessoas que perderam emprego .Realmente uma grande pena

    Resposta
    • 16/05/2020 em 23:54
      Permalink

      Estou muito triste.Já hospedei lá.Hospitalidade mineira da melhor qualidade.

      Resposta
  • 17/05/2020 em 18:41
    Permalink

    Tenho ótimas lembranças desse hotel e da cidade de Barbacena.Peço a Deus qud reverta essa situação lamentável.Precisamos de um hotel em Minas do nível do Grogotó 👍🙏🙏🙏

    Resposta
  • 17/05/2020 em 18:44
    Permalink

    Meus pais Dr. Humberto Martins Vieira D .Cicica Martins Vieira passaram muitos fins de semana no Grogoto. Adoravam sair de BH e aproveitar o Hotel pelos otimos acolhimento e servico
    Muitas vezes levavam meu filho mais velho tb Humberto entao menino.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *