Aprendiz inaugura ‘Creche Solidária’ com a presença de autoridades e da imprensa local

Evento aconteceu na manhã desta segunda-feira; espaço oferece 100 vagas gratuitas para famílias de baixa renda

Com a presença de autoridades, pais de alunos e grande parte da imprensa local, o Centro Educacional Aprendiz (CEA), um dos maiores complexos educacionais de Barbacena, inaugurou na manhã desta segunda-feira, 19, a Creche Solidária, projeto social que faz parte da campanha “Barbacena Merece Crescer”, criada pela escola para 2020.

A cerimônia foi realizada no anfiteatro do CEA e contou com a participação do juiz da Vara de Infância e Juventude de Barbacena, Joaquim Martins Gamonal; da vice-prefeita Ângela Kilson; do secretário municipal de Educação, Desporto e Cultura, Luiz Carlos Rocha de Paula; dos vereadores José Jorge Emídio e Odair Ferreira, dentre outras autoridades.

Durante o evento houve apresentação de taekwondo, com alunos da academia Cleito Soares, e de balé. A parte musical ficou a cargo dos músicos da Escola de Música Flausino Vale.

A Creche Solidária oferece 100 vagas gratuitas para famílias de baixa renda que não têm como arcar com custo de uma creche. Assim, os pais dessas crianças poderão trabalhar despreocupados, pois seus filhos estarão em um local com excelente estrutura e sob os olhos de profissionais especializados. A creche funcionará no próprio CEA, de 7 às 12 horas, incluindo lanche e almoço.

As matrículas dos 100 primeiro alunos da creche foram realizadas nos dias 6 e 7 de agosto e o critério para a seleção foi baseado na condição financeira de cada família.

Para a diretora presidente do Centro Educacional Aprendiz, Cristiane Mara Nascimento, a Creche Solidária significa muito para o município e foi mais um sonho realizado pela equipe da instituição de ensino. “A Creche Solidária representa para a cidade o início de uma iniciativa privada que entende a necessidade de uma creche em Barbacena, porque muitas mães deixam de ir trabalhar por não ter onde deixar seus filhos. Para o Aprendiz, a creche significa mais um sonho concluído. É um sonho que emociona a gente, ver essas famílias, receber essas famílias e essas crianças”, comemorou Cristiane.

O juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Barbacena, Joaquim Martins Gamonal, também falou ao portal Cidade de Barbacena sobre a Creche Solidária do Aprendiz. “É uma grande oportunidade para essas famílias, para as crianças e para os pais, no sentido de ter alguém que vai não só cuidar dessas crianças enquanto a família às vezes está no trabalho, mas vai incutir novos valores, como os valores das artes, como vimos aqui, o balé, os esportes, os valores da música nas artes, que traz para as crianças um preenchimento íntimo. Sempre que há esporte, arte e música nós conseguimos afastar as drogas”, disse o magistrado. “E aí entra um outro aspecto: de nada adianta se aqui esta instituição, o Aprendiz, através da Cristiane e de todos os colaboradores derem esses valores, se em casa os pais vierem com os desvalores do álcool. O álcool é a grande chaga da humanidade, é a porta de entrada para drogas mais pesadas, através da desestrutura das famílias”, completou Joaquim Gamonal.

A vice-prefeita Ângela Kilson destacou a importância da educação e parabenizou a diretora do Centro Educacional Aprendiz pela iniciativa. “A Creche Solidária representa tudo para o município. Sem a educação não somos nada. A Cristiane está de parabéns. É isso que a gente tem que fazer pela nossa cidade, pela nossa população. É através da educação que as crianças vão se tornar cidadãos bons, honestos, livres das drogas e bebidas”, afirmou a vice-prefeita. “Nós temos que levar o exemplo da Cristiane para a cidade toda e para a região”, concluiu Ângela Kilson.

Já o secretário municipal de Educação, Desporto e Cultura, Luiz Carlos Rocha, disse ao Portal CB que vê a Creche Solidária com muito bons olhos. Ele destacou a importância das parcerias para sua viabilização. “A demanda de alunos da educação infantil em termos de município tem crescido a cada dia e não há como o poder público açambarcar isso sozinho. Há necessidade de parcerias, há necessidade de que a gente desenvolva esse trabalho no espírito de grupo e de equipe. E é o que a gente vê aqui no Aprendiz com a Cristiane, ou seja, exatamente a viabilidade de que isso possa ser realizado através de uma iniciativa particular, uma iniciativa privada, que em conjunto com a iniciativa pública poderá estar implementando melhores condições da educação no município, no estado. É isso que nós precisamos, parcerias que possam conosco fazer com que haja uma implementação da educação para que possamos conseguir alcançar a qualidade que a gente tanto busca e tanto luta”, afirmou o secretário.

Ao final da cerimônia de inauguração da Creche Solidária, a diretora presidente do Centro Educacional Aprendiz, Cristiane Nascimento, agradeceu a presença de todos e ofereceu um lanche aos convidados.

Confira abaixo algumas imagens registradas pelo Portal CB durante o evento.

Total Page Visits: 1496 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *