Equipe de robótica do SESI de Barbacena desenvolve projeto visando melhorar as condições de transporte de gado

Objetivo é resfriar os animais durante o trajeto, o que pode diminuir o estresse e aumentar a produção de leite e a maciez da carne

A equipe de robótica do SESI de Barbacena, denominada RoboZeus, desenvolveu um projeto com o objetivo de melhorar as condições do transporte do gado de leite ou corte. O projeto foi criado para ser demonstrado na temporada 2022 do torneio de robótica da “First Lego League” (FLL), que acontecerá em Belo Horizonte no próximo fim de semana.

O torneio da FLL apresenta um tema e a partir dele os participantes elaboram projetos, programações e monta robôs de lego. Os integrantes da RoboZeus são os estudantes do SESI de Barbacena Valentina, Bernardo, Manuela, Pedro Gazzinelli, Pedro Sanches, Leonardo e Helena, além de dos técnicos Giselle e Denise.

O projeto desenvolvido pela equipe RoboZeus é um reservatório com gelo que pode ser instalado em cima do caminhão, que à medida que o gelo derrete a água passa por um cano que cai no gado e, com a ajuda do vento, se espalha pelo caminhão. Essa diminuição de temperatura deixa o gado mais calmo e também contribui com o aumento de até 20% da produção de leite, aumentando também a maciez da carne. Segundo a equipe do SESI de Barbacena, isso pode futuramente interferir positivamente na qualidade e no preço dos alimentos.

O torneio

O torneio da First Lego League tem a parte de design, onde os participantes montam robôs de lego e programam para fazer a mesa. Esta mesa é cheia de missões a serem realizadas que devem ser feitas somente com o robô. Há também a parte do “core values”, que é basicamente uma avaliação da interação da equipe. Durante o torneio os integrantes devem trabalhar em equipe, interagir e procurar ajuda, dentre outras coisas.

A última parte é o projeto de inovação. De acordo com o tema da temporada, as equipes devem procurar problemas que existem e criar uma solução a partir disto. No caso, esse ano a equipe RoboZeus criou um projeto com o tema “transporte”, que procura trazer melhoria e redução de estresse do gado durante o transporte.

O projeto também conta com a ajuda de um termostato que calcula a temperatura dentro do caminhão e avisa ao motorista quando o sistema deve ser acionado.

De acordo com a equipe barbacenense, essa solução não só melhora as condições do gado, como também oferece mais segurança ao motorista do caminhão.

(Fonte: SESI/Barbacena)

Integrantes da equipe RoboZeus, do SESI de Barbacena (Fotos: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.