SALAS VAZIAS – Aulas presenciais nas escolas públicas de Barbacena só devem voltar no ano que vem
Decisão veio após reunião entre representantes do Sind-UTE e da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura
Paulo Emílio Gonçalves/Portal CB
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), a secretária de Educação, Desporto e Cultura de Barbacena, Cacilda de Araújo Silva, e a diretora pedagógica do município, Helen Castro, decidiram em reunião realizada esta semana que as aulas presenciais nas escolas públicas de Barbacena não retornarão em 2020.
O encontro foi na última terça-feira (06) e o motivo da decisão é o risco de contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19). Dados apresentados pelos participantes durante a reunião comprovam que a cidade ainda está com aumento de casos positivos da doença e de óbitos, o que colocaria em perigo os alunos, professores e demais funcionários da educação por causa da aglomeração.
Liminar suspende aulas presenciais nas escolas públicas em todo o estado
Também na terça-feira (06), uma liminar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu, por tempo indeterminado, a volta das aulas presenciais na rede estadual de ensino em Minas Gerais, marcada para o dia 19 de outubro. A decisão do desembargador Pedro Carlos Bitencout Marcondes atende a mandado de segurança impetrado pelo Sind-UTE/MG. Segundo o magistrado, as aulas presenciais ficarão suspensas até que seja implementada pelo estado todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos profissionais de educação em relação à Covid-19.
