Solenidade marca a inauguração do período letivo da Faculdade de Direito Aprendiz

No evento foi comemorada a ampliação dos serviços do Núcleo de Prática Jurídica do Aprendiz, que passa a atender matérias criminais para a população de baixa renda

Na noite da última terça-feira (08), aconteceu no “Espaço Corujinha” a aula inaugural da Faculdade de Direito Aprendiz, evento que reuniu mais de 300 alunos e marcou o retorno das aulas presenciais do curso.

Abrindo a solenidade, o diretor geral da Faculdade de Direito Aprendiz, professor e doutor Rafael da Silva Nascimento ressaltou em seu discurso que esse será um grandioso ano para todos do curso. “Estamos extremamente felizes com o retorno das aulas presenciais e nossa expectativa é a melhor, já que a Faculdade de Direito do Aprendiz sempre se destacou pela proximidade entre corpo docente e discente, o que facilita demais o aprendizado. O curso de Direito é reconhecido pelo MEC e conta com turmas iniciais com grade renovada e moderna, atendendo aos anseios dos estudantes que buscam praticidade sem perder a excelência do ensino”, pontuou Rafael.

A seguir, o professor e também doutor Thiago Almeida falou aos alunos presentes no evento sobre “o ativismo judicial penal e seu risco no Estado Constitucional Democrático de Direito”. Ele é de Juiz de Fora, advogado criminalista, professor de Direito Processual Penal, mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro da Escola Superior de Advocacia da OAB/Juiz de Fora, parecerista do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, colunista do Jornal Tribuna de Minas e colaborador da Comissão Parlamentar do Novo Código de Processo Penal, entre outros projetos de Lei Federal.

NPJ passará a atender matérias criminais

No evento, que também reuniu autoridades, imprensa, convidados, corpo docente e direção da Faculdade de Direito Aprendiz, foi comemorada a ampliação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), fundado em agosto de 2005, já tendo atendido milhares de pessoas de Barbacena e região.

A partir de agora, sob a coordenação do professor e doutor Hugo Viol de Faria, o NPJ do Aprendiz passa a atender matérias criminais para a população de baixa renda. O Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores Aprendiz terá a competência ampliada na tentativa de prestar assessoria a pessoas de baixa renda também em matéria criminal.

Segundo o coordenador do NPJ Criminal,  a Instituição, visando garantir efetividade no projeto e sincronia com os demais órgãos interessados na regularidade da política criminal, formalizará contato  com as Varas Criminais, a Defensoria Pública e o estabelecimento prisional local, colocando-se à disposição para atuação voluntária em demandas de natureza criminal.

Despedida emocionante

Ainda no evento que inaugurou o ano letivo do curso de Direito, aconteceu uma emocionante homenagem ao professor e doutor José Newton de Faria, que participou por vários anos do corpo docente da faculdade Aprendiz, e que neste semestre se afasta de suas atividades para se dedicar com exclusividade ao Poder Legislativo, onde é vereador pelo município de Barbacena.

A presidente do Grupo Educacional Aprendiz, Cristiane Mara do Nascimento, falou, emocionada, para todos os presentes sobre a cumplicidade e a relação profissional e de parceria através da qual o professor José Newton pontuou sua carreira dentro do Aprendiz. A presidente destacou ainda a importância do professor na história do grupo, e depois entregou a ele uma placa em homenagem pelos serviços prestados durante sua trajetória na faculdade de Direito.

Emocionado, o professor José Newton se dirigiu à mesa principal e à plateia enaltecendo a qualidade do curso de Direito do Aprendiz, atestando o alto nível do corpo docente e do apoio e incentivo que a direção dedica ao aprimoramento constante de seus professores para oferecer aos alunos da instituição o melhor e mais completo curso de toda a região.

José Newton agradeceu à presidente do grupo e a todos os colaboradores da Faculdade de Direito Aprendiz, na pessoa de seu diretor, Rafael Nascimento, por todo o apoio e pelas lembranças que ficam de todo esse tempo dedicado à docência.

O evento foi transmitido pela TV Objetiva e está disponível no facebook através do link https://fb.watch/bFXnL4SvGv/.

Abaixo, alguns momentos da solenidade. (Fotos: Kátia Cilene/BQ+)

(Fonte: Aprendiz/Publicidade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.